19 de dezembro de 2009

O Enigma de Kimi... - Tradução



** Favor dar devido crédito com link para o nosso blog quem copiar. Traduções dão trabalho, é só o que pedimos **



Kimi - desvendando o enigma

Após ser forçado a sair da Ferrari, Kimi Räikkönen diz que ele simplesmente vai tirar um sabático em 2010. A F1 Racing investiga se o mais curioso dos personagens vai um dia retornar

Abu Dhabi, véspera do Grande Prêmio final de 2009. Kimi Räikkönen está sentado em um palco na frente de 250 emirados, muitos dos quais foram a motivação por trás do caro e impressionante circuito de Yas Marina. Ele é perguntado o que pensa do circuito. "O primeiro setor é ok," diz Kimi. "O resto é uma merda."

Há um engasgo audível na audiência. Ninguém sabe como reagir. Ele realmente disse isso? Kimi, enquanto isso, continua explicando que o fluxo no circuito seria melhorado enormemente se houvesse uma curva rápida no setor final da volta. É um ponto válido, e no qual outros pilotos concordam, mas não é mais o que importa. Kimi acabou de insultar os grandes e bons de Abu Dhabi.

Kimi não é rude ou desajeitado por natureza; ele gosta de chocar as pessoas, sejam elas membros da família real de Abu Dhabi ou Martin Brundle, a quem ele silenciou na TV ao vivo em 2006 quando perguntado sobre o porquê de não ter se juntado a Michael Schumacher para uma foto de adeus. "Eu estava cagando," veio a resposta imortal.

Esta imprevisibilidade fez de Kimi um pesadelo corporativo durante sua carreira de nove anos na Fórmula 1, mas a maioria dos fãs o amavam por sua franquesa porque era o que o destacava. Seduziu até mesmo o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo. "Kimi é diferente," disse Luca após assinar um contrato de quatro anos valendo $150 milhões para que substituisse Michael Schumacher em 2006. "Eu gosto dele. Nâo preciso de um piloto que fale muito. Quero que ele fale na pista."

Apesar de todo esse papo de reticência e rudez, Kimi também é capaz de um charme imenso. Nós raramente víamos isto nas pistas porque não combinava com a imagem de homem de gelo que ele queria retratar, mas ele podia ligar e desligar quando precisava. Os empregados do patrocinador da Ferrari Philip Morris o presenciaram quando ele visitou seu quartel-general na Suíça, após ter vencido o título mundial em 2007. Ele ficou lá muito mais tempo do que ele precisava e encantou a todos porque ele entendia a importância da Marlboro para os esforços da equipe Ferrari.

Esta generosidade de espírito se manifestava em outras formas também. No Amber Fashion Show em Mônaco no ano passado, ele comprou o Corvette 1974 de Sharon Stone por $200.000. Ele nunca nem viu o carro, mas isto não o preocupa. "Eu não me importo," ele comentou, "porque foi para ajudar a Fundação Elton John para a AIDS."

Estes lados conflitantes da personalidade de Kimi, o bom e o mau, o tornou uma pessoa mais complicada de se lidar do que sua imagem de homem de gelo sugeria. Ele não era tão equilibrado e sem emoções como as pessoas pensavam, e talvez fosse inevitável que ele discutiria com o chefe da McLaren Ron Dennis, que tinha o hábito de analisar minuciosamente os defeitos de seus pilotos. Esses picos e buracos emocionais afetavam a consistência de Kimi na pista, o que explica parcialmente por que ele era capaz de brilhantismo e mediocridade em medidas iguais.

A maioria dos observadores pensavam que seu sucesso com o título de 2007 seria uma mola para um sucesso ainda maior nos anos subsequentes, mas o oposto se provou verdadeiro. Sua carreira entrou em declínio constante desde então, com a Ferrari finalmente concordando em pagar a ele £15 milhões para não pilotar um de seus carros em 2010.

O fim foi indistinto para Kimi, mas não foi menos do que ele mereceu; muito frequentemente ele não atingiu o patamar esperado em 2008 e 2009. E haviam tantas altas esperanças para ele.
"Schumacher chegou à Ferrari no tempo certo," disse Montezemolo em dezembro de 2006. "Agora chega Räikkönen, também no tempo certo. Ele é motivado e tem a abordagem certa."

Luca deve se arrepender destas palavras agora, porque, tendo conquistado sua ambição de vida de se tornar campeão mundial, a motivação de Kimi foi pelo ralo. Erros se apoderaram de sua pilotagem e quando ele girou para fora da liderança da corrida em Spa ano passado faltando duas voltas para o final e então bateu na parte final do GP de Cingapura duas corridas depois, seu futuro fora da Ferrari foi garantido.

É um mundo cruel no topo da F1 e você tem que lembrar que Räikkönen foi traduzido para substituir Schumacher - além disso, ele herdou o salário exorbitante de Schumacher. Seu total de nove vitórias em três anos (semelhantes a Felipe Massa, cuja temporada de 2009 foi cortada), não foram o suficiente nos olhos da equipe, e a história vai olhar para o total de vitórias na carreira de Kimi - 18 GPs - quatro a menos que Damon Hill - como muito pouco para um homem com o seu talento, dado que ele pilotou para a McLaren e Ferrari por oito anos.

Parte do problema de Kimi na Ferrari foi que ele estava ocupado demais se divertindo. Após ter sido mantido em rédeas curtas sob contrato na McLaren, ele ficou extremamente feliz com a liberdade dada a ele pela Ferrari. Ele podia fazer praticamente tudo o que queria quando fora das pistas e a ele era dada quantidade mínima de trabalho de RP.

Ele deixou a equipe sem dúvidas que era diferente de Schumacher quando participou de uma perigosa corrida de snowmobile na Finlândia uma semana antes de fazer sua estreia na Ferrari em 2007. Enquanto seus rivais já estavam na Austrália se acostumando com a diferença de horário, Kimi estava correndo pelas florestas da Lapônia em velocidades que excediam os 160 km/h. Não somente isso, ele se inscreveu na corrida com o apelido de James Hunt. A ligação com o playboy campeão mundial de 1976, dava uma clara mensagem de intenção e os tabloides foram colocados em estado elevado de alerta. Eles só tinham que esperar alguns meses antes de outra pérola cair em seu colo, quando Kimi se inscreveu em uma corrida de barcos próximo a Helsinki, também como James Hunt, vestido com uma fantasia de gorila.


Nada disso teria importado, se Kimi estivesse entregando os resultados na pista. Mas ele não estava. Seu companheiro de equipe Felipe Massa venceu a terceira corrida de 2007 no Bahrain e foi seu igual desde então. Kimi também perdeu a batalha interna com os mecânicos para Felipe, que era popular e jogava futebol regularmente com os caras em seu lado da garagem. Kimi, por outro lado, era considerado austero e indiferente... e havia conversas sobre suas atividades extracurriculares estarem afetando seus resultados.

"Quando estou no paddock, não posso respirar," disse Kimi. "O lugar me estrangula. As pessoas sempre querem algo de mim." Dado que muito de ser um piloto de corridas está na mentalidade, é difícil de ver como tanta negatividade poderia não afetar sua performance no carro, particularmente quando você considera que ele às vezes curtia um estilo de vida festeiro (ele estava ainda bebendo no bar de seu hotel em São Paulo no dia depois de ter vencido o título mundial). A consistência que pontuou sua épica batalha contra Schumacher pelo título na temporada de 2003, quando ele perdeu por apenas dois pontos na última corrida, nunca foi repetida. Ele pilotou bem em 2007, mas muitos sentiram que o título foi dado a ele de presente pela McLaren no final.

Se Abu Dhabi 2009 foi o último grande prêmio da estranha carreira de Kimi, a F1 vai sentir a sua falta. Vai sentir falta de sua irreverência, vai sentir falta de sua qualidade de estrela e vai sentir falta de seu imenso talento, pois quando Kimi se importava ele era sempre devastadoramente rápido.

Sua melhor vitória foi provavelmente em Suzuka em 2005, quando ele superou todo o grid saindo da 17ª posição. Em Melbourne em 2001, quando ele terminou em sexto em sua estreia na F1 no que era apenas sua 24ª corrida de carros, também foi incrível. Mas estes momentos de brilhantismo foram intercalados com muita ordinariedade. Ele era muito capaz de fazer apenas o mínimo necessário, corrida após corrida, o que era indesculpável para um homem de seu status e exigências salariais colossais.

Após ter sido descartado pela Ferrari, ele tentou um emprego com a McLaren e com a Mercedes GP, mas sua queda das graças foi tão forte que as equipes controlavam as conversas. A McLaren não estava preparada para pagar o dinheiro que ele queria, ou concordar com um número reduzido de dias de RP, e quando da preparação deste texto, a Mercedes estava fazendo tudo em seu poder para atrair Schumacher de volta de sua aposentadoria.

Nesta época de cintos apertados, como Kimi poderia esperar ganhar tanto quanto Hamilton ou Alonso sem fazer sua parte de trabalho comercial? Ou ele estava completamente fora da realidade, ou ele tinha uma opinião um tanto inflada dele mesmo, ou ele estava vendo com o que ele poderia escapar e não se importava se falhasse. Provavelmente uma mistura dos três.

Durante seu sabático em 2010, Kimi provavelmente vai perceber que ele não precisa mais da F1. Ele não recebeu a ovação de pé em sua corrida final, como foi o caso de David Coulthard no ano passado, mas Kimi não vai se importar com isso. Ele venceu o campeonato e tem potes de dinheiro: obrigado e boa noite.


Martin Brundle sobre Kimi
Q: Por que você acha que Kimi não vai correr em 2010?
MB: Ele não parece mais estar completamente motivado para ser um piloto de F1, apesar de que eu não ficaria totalmente surpreso em vê-lo na Mercedes GP. Ele está sempre procurando por algo que não está disponível: todos os lados bons de ser um piloto de F1 sem os lados ruins. Parece que suas negociações para o ano que vem começaram com uma etiqueta cara de preço e uma lista de coisas que ele não queria fazer. Ele quer dois salários gordos, incluindo seu cheque de 'adeus' da Ferrari.

Q: Voltaremos a vê-lo na F1?
MB: Tempo longe da F1 provavelmente vai motivá-lo porque ele vai passar por sua lista de afazeres rapidamente. Pilotos experientes tem um valor cada vez maior hoje em dia porque a falta de testes torna difícil o desenvolvimento e avaliação de novatos. Muito vai depender da performance dos outros pilotos em 2010. Se ele fosse mais comunicativo, eu estaria preocupado com o meu emprego!

Q: O quão rápido é Räikkönen?
MB: Ele é um grande talento e eu gostaria de tê-lo em minha equipe. Um Kimi motivado ainda é uma grande força, como ele provou durante a segunda metade de 2009. Mas ele realmente não se ligou até Felipe Massa ser atingido na cabeça; parece como se Kimi tivesse sido atingido na cabeça também. Ele tem significativamente mais talento do que pessoas como eu, mas ele o desperdiça às vezes.

Q: O quanto seu estilo de vida festeiro joga contra ele?
MB: Pilotos de F1 vivem a vida no limite e sob extrema pressão; eles precisam tirar as coisas de seu sistema ocasionalmente. Poucos pilotos são anjos, ou mesmo foram no passado. Poderíamos todos contar algumas histórias picantes, mas o que acontece na estrada, fica na estrada. Kimi é um pouco de um extremo e não esconde, o que definitivamente o prejudicou apesar da aparente ânsia por uma nova era à la James Hunt.

Fonte: F1 Racing
Tradução: Fran
Agradecimento: Anelise

Sem comentários: