30/12/2009 - Entrevista:
O Diretor Esportivo da Ferrari: Fernando liga todo dia, quer saber de tudo. Pole e voltas rápidas nos darão pontos, temos que mudar as estratégias.
A lição de 2009 é metabolizada."Nós aprendemos a não repetir os mesmos erros promete Stefano Domenicali. Faltando um mês para o término do carro de 2010, para apresentar e colocar na pista de Valência na primeira sessão de testes. O chefe da Gestão Esportiva da Ferrari garante o cumprimento da programação conforme o planejado.
A sua preocupação no momento?
A gasolina. É a questão do peso: Em 2010 as qualificações se disputarão com o tanque vazio, enquanto que na corrida partiremos com ele cheio, pois os reabastecimentos estão proibidos. Será crucial para encontrarmos o acerto, temos que trabalhar na sexta-feira, avaliar o desgaste dos pneus e as condições diferentes dos freios.
É suficiente um mês de teste?
"Deve ser. Estamos todos nas mesmas condições. Pois, esperamos pelas decisões do trabalho do Grupo Esportivo da FIA, que se reunirá em janeiro para aprovar novas regras. "
Válidas já para 2010?
"Sim". A pontuação provavelmente será revista: Tem a proposta de premiar o pole position e volta mais rápida da corrida. Pedimos também a possibilidade de fazer duas paradas para a troca de pneus, em vez de apenas uma. "
Você equivale a um técnico de futebol que não teme pagar pelos resultados?
"A minha função me obriga a ser racional, se por um segundo considerasse ser a causa do problema, eu teria assumido as consequências. E não se esqueça de 2005, que não faz um século , havia um guru que levou a Ferrari a vencer cinco Mundiais consecutivos, eu estava lá , mas foi pior do que 2009, pois vencemos uma corrida, correndo praticamente sozinho (as equipes com pneus Michelin se retiraram após a volta de apresentação,).
O caso Difusor: No último campeonato a Brawn triunfou graças a um detalhe que considerou irregular. Agora o regulamento é claro?
"Espero que sim, por uma questão de credibilidade. Em termos de imagem, um outro caso semelhante, seria desastroso ".
Fernando Alonso já está trabalhando?
Esteve aqui pela última vez na metade de dezembro, desde então liga todos os dias para saber se o desempenho do carro no simulador corresponde ao que esperamos. É justo que seja assim: Um campeão deve ter a sua disposição um carro competitivo, senão não consegue mostrar todo seu potencial. Sua chegada significou um grande impulso para o pessoal.
Massa se deu 100 por cento recuperado?
Sim. Os últimos exames feitos a uma semana foram positivos. No final de janeiro se apresentará ao controle de médicos da Federação, passou pelo drama do acidente a alegria do nascimento de Felipinho, jamais esquecerá 2009.
Falaremos de Michael Schumacher: Lhe foi apresentado um contrato trienal, ele anunciou ao mundo o acordo depois não assinou. E foi para a Mercedes. Comente?
Um casamento não se baseia em aspectos formais. Na sua cabeça acendeu uma luz e ele quer enfrentar um novo desafio esportivo e a Ferrari não estaria se opondo. Estamos muito decepcionados, é inútil negar, mas agora trabalharemos para estar na frente.
Schumacher venceu porque era um fenômeno, tinha o melhor carro ou não havia outro campeão no momento: Verdadeiro ou falso?
Adversários são aqueles que estão na pista, assim é o esporte. Michael correu contra pilotos de talento que possivelmente não tenham a sua mesma personalidade. Os resultados mostram que é um grande campeão.
Em 2010 vai confrontar com Alonso e Massa no auge da maturidade, além de Hamilton e Vettel.
Claro. Seu retorno é uma grande notícia para a fórmula 1: “aumentará o interesse pelo campeonato, atrairá um novo público e incrementará o espetáculo”.
O Público italiano o vaiará?
"Fiquei surpreso ao receber muitas cartas de fãs "decepcionados"para dizer o mínimo. O Grande Prêmio de Itália está longe, estou convencido de que os verdadeiros ferraristas ficarão agradecidos. A história não se apagará.
Mais forte McLaren ou Mercedes?
Nos colocamos no mesmo nível McLaren, Mercedes e Red Bull. Honda, BMW e Toyota nos deixou, a Renault vendeu parte das ações: como mudar a fórmula 1 sem empobrecer? "Precisamos reduzir os custos sem baixar o nível técnico. O debate está aberto. "
Quanto se gasta para correr?
"Cada vez menos, graças às regras que nos propusemos".
Quanto menos?
Para a Ferrari representava um grande investimento, agora somos auto-suficientes.
Flavio Briatore voltará, se bem sucedido no tribunal?
"Não na mesma função. Não gosto de sopa reaquecida: irá encontrar outras oportunidades
E Nelsinho Piquet?
Não é bom que ele seja autorizado a regressar, depois do que ele fez."
Mesmo Ralf Schumacher disse que talvez, quem sabe ...
"Eu prefiro olhar para frente, procurar novos talentos. F1 não vai ser reduzida a um mundo de nostalgia.
Fonte: LA STAMPA.it
30 de dezembro de 2009
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