16 de dezembro de 2009

Fórmula 1 libera testes para reservas ou substitutos


As equipes de Fórmula 1 estão liberadas para realizarem testes durante a temporada de 2010, desde que seja com pilotos sem experiência recente. Até então, as regras só permitiam ensaios com aerodinâmica limitada, em linha reta, com pilotos “virgens” na categoria.

Se essa regra fosse válida em 2009, o espanhol Jaime Alguersuari poderia ter feito testes com a Toro Rosso antes de assumir um cockpit sem nunca ter tido essa experiência. Já o alemão Michael Schumacher, quando anunciou seu retorno para substituir Felipe Massa, não precisaria ter ensaiado com um modelo de 2007 e pneus de GP2.

No próximo ano, qualquer piloto substituto sem quilometragem recente estará apto a ter um dia de testes, em um circuito que não esteja no calendário da Fórmula 1. O ensaio será permitido em qualquer dia, de 14 dias antes da substituição até 14 dias depois da troca.

“Se uma equipe declarar que um de seus pilotos será substituído por outro que não tenha participado de uma corrida nos últimos dois anos, um dia de testes será permitido entre o começo da semana posterior à segunda prova e o último evento do campeonato”, diz o comunicado da FIA.

Por outro lado, a nova regra determina uma penalidade à equipe que realizar esses testes e não efetuar a substituição. A punição será o corte de um dia durante os testes da pré-temporada no ano seguinte.

Fonte: Uol

Sem comentários: