17 de dezembro de 2009

Reportagem da Autosprint: Ele fez a coisa certa?



Ele fez a coisa certa?

A pergunta está nos lábios de todos: ele fez a coisa certa? Kimi Räikkönen deixou a F1 por tédio, náusea, saturação, falta de resultados? Não. Pelo menos não somente. "Por dois anos ele tem falado sobre ir para o rali," diz Stefano Domenicalli, o homem que herdou de Jean Todt o timão da Ferrari e que acabou com a 'batata quente' Kimi em suas mãos. Um piloto que não tinha mais o desejo, apesar de ter finalmente conquistado o título de pilotos em 2007. "Desde então ele me falou sobre o rali e como ele queria participar," explica Domenicalli, agora que Räikkönen é um ex-piloto da Ferrari, apesar de ainda ser um assalariado da Ferrari em 2010...
Ele fez certo? "É difícil dizer," dizem os ingleses. Mas a pessoa que tem as ideias mais claras é Gabriele Favero. A alma do Clube Motor Sernaglia, amigo italiano de todos os pilotos de rali finlandeses, não tem dúvida: "Com nossa amizade em comum com Tommi Makinen nós conseguimos fazê-lo vir correr em Treviso, no último maio, e todos sabemos como foi. Mas não é o resultado que conta. O que contou foi ter morado lado a lado com Kimi por uma semana. Nós jogamos golfe juntos, eu presenciei um desafio de corrida de brincadeira entre ele e Makinen pessoalmente, como se fossem duas crianças. Quando ele está assim, Kimi é a pessoa mais fácil do mundo. Depois de ter se retirado do Rally de Marca, ele disse 'Sinto muito por você.' Uma pessoa adorável. Então, quando os jornalistas chegaram, as autoridades, o público, ele se fecha como um porco-espinho, ele se torna outra pessoa: hostil, indiferente, até mesmo desagradável." A pergunta retorna: porquê? "Olhem por um momento o que Kimi já fez e o que ele é hoje," continua Favero. "Como todos os finlandeses, Häkkinen, Kovalainen, Rosberg e Lehto por exemplo, Kimi tem dentro de si o rali, a pilotagem no gelo, terra, estradas abertas. Um estilo de pilotagem de improvisação. E então, hoje quem é Kimi? É um piloto que já ganhou tudo e ganhou muito dinheiro: o suficiente para muitos filhos e netos. Dada sua situação, ele deve ter decidido trocar algo pelo qual ele não tinha mais sentimentos por algo que ele finalmente deseja realizar em um nível alto. E olhando assim, a escolha parece menos difícil do que parece de fora."

Lindstrom fala por Kimi

Após o anúncio oficial da Citroën, Räikkönen ainda permaneceu nas sombras. Felizmente Kaj Lindstrom, o antigo navegador de Tommi Makinen e agora o segundo piloto de Kimi, fala em seu lugar. Os dois farão, talvez nesta semana, um teste perto de Jyväskylä - na mesma pista em que eles pilotaram o Grande Punto - para se preparar par o Rali Ártico que está marcado para 29 de janeiro e que será sua estreia competitiva no C4 WRC. O jogo começa a ficar sério... "O Ártico é uma boa oportunidade para nós," diz Lindstrom, "Kimi tem um talento nato para o rally. Ele sente imediatamente as reações do carro, e isto é parte de sua bagagem. Além disso, ele é um profissional de alto nível. Eu fiquei surpreso em ver como ele foi imediatamente rápido e forte no Rali Ártico e no Rali da Finlândia. Eu gostei muito das trajetórias, sempre perfeitas. Ou quase: paramos porque fizemos uma curva abertos demais!" Qual foi o principal problema de Kimi até agora? "Fazer as anotações corretas e, acima de tudo, escutar, pilotar como eu digo para ele. Mas isto é normal, é a coisa mais difícil para todos, até mesmo para pilotos de rali." Sobre as anotações: que sistema Kimi usa? Como Makinen, campeão por quatro vezes, com quem você correu? "Não. Tommi usava o sistema 'descritivo', com o mais e o menos indicando o raio das curvas. Kimi, por outro lado, usa o sistema mais atual, utilizando números de 1 a 6 para indicar da curva mais lenta para a mais rápida."
A aventura começa, então. De um Campeão Mundial da Ferrari para um piloto inexperiente de rali, contra um certo Mr. Loeb, não será uma coisa fácil. Mas o Iceman não tem medo... e os outros, os pilotos reais de rali, o que pensam?

(continua...)

Fonte: Autosprint
Tradução do italiano: TaniaS
Tradução do inglês: Fran
Agradecimentos: TaniaS e Anelise

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