11 de dezembro de 2009

Abu Dhabi 'rouba' prova final da temporada 2010 da F-1 de Interlagos


O circuito Yas Marina, em Abu Dhabi, receberá a última prova da temporada 2010 da Fórmula 1. A decisão foi tomada nesta sexta-feira pela FIA, que alterou o calendário para a competição no ano que vem. Assim, Interlagos deixa de ser a corrida que encerra a temporada. O GP do Brasil está marcado para o dia 7 de novembro, enquanto a prova dos Emirados Árabes Unidos acontecerá uma semana depois.

Um pré-calendário divulgado pela FIA, em outubro, colocava o circuito de Yas Marina como a penúltima corrida de 2010, e Interlagos teria a chance de fechar a temporada no dia 14 de novembro. No entanto, os árabes trabalharam bem nos bastidores e conseguiram mudar a data da prova.

Segundo a revista inglesa Autosport, as discussões sobre a mudança já estavam avançadas. E nesta sexta-feira, a comissão da Fórmula 1, composta por dirigentes de equipes e outras representações do esporte, somente ratificou a decisão. Os representantes de Yas Marina convenceram os dirigentes de que o novo e moderno circuito de Abu Dhabi é a melhor opção para fechar o ano.

Na última temporada, a prova nos Emirados Árabes valeu apenas o vice-campeonato, conquistado pelo alemão Sebastian Vettel, que venceu a corrida. “Acho que foi uma grande prova, fizemos tudo o que foi planejado e ajudamos a colocar Abu Dhabi no mapa”, destacou Richard Cregan, diretor do circuito de Yas Marina.

'Há muitas coisas que sabemos que precisam ser melhoradas para o próximo ano, mais na parte operacional. Temos trabalho a fazer, mas é bom estar em uma situação em que podemos tomar como exemplo o que foi feito em outros circuitos pelo mundo”, completou o dirigente.

Richard Cregan já fazia lobby para a mudança do pré-calendário e mostrava esperança de que Abu Dhabi pudesse encerrar a temporada 2010.

“Os dedos estão cruzados na torcida de que possamos receber a última corrida, mas eu não sei como vai ser. Acho que de qualquer maneira estaremos felizes. Se for a última prova, será fantástico”, comentou o dirigente de Abu Dhabi, antes da decisão favorável.

Calendário 2010 da F-1:

14 de março - Bahrein
28 de março - Austrália


4 de abril - Malásia
18 de abril - China


9 de maio - Espanha
16 de maio - Mônaco
30 de maio - Turquia


13 de junho - Canadá
27 de junho - Europa (Valência)


11 de julho - Grã-Bretanha
25 de julho - Alemanha


1º de agosto - Hungria
29 de agosto - Bélgica


12 de setembro - Itália
26 de setembro - Cingapura


10 de outubro - Japão
24 de outubro - Coreia do Sul


7 de novembro - Brasil
14 de novembro - Abu Dhabi


Fonte: Uol

Sem comentários: