O mais novo convertido do mundial de rali, Kimi Räikkönen, fará sua estreia competitiva num Citroën C4 no Rali Ártico da Lapônia em janeiro - uma quinzena antes de iniciar sua campanha pelo título do WRC na Suécia.
Baseado em Rovaniemi, na fronteira do Círculo Ártico, o evento que é a etapa de abertura do Campeonato Finlandês já acontece há 45 anos e é às vezes utilizado como um teste para os ralis de inverno do WRC. Entre os vencedores anteriores estão os campeões do WRC Marcus Gronholm, Tommi Makinen e Hannu Mikkola.
Räikkönen fez sua estréia no rali neste evento cheio de neve no início deste ano, terminando em 13° num Fiat Abarth Grande Punto S2000 co-pilotado por Kaj Lindstrom. A dupla vai disputar a edição do ano que vem, com início em 29 de janeiro, no mesmo carro C4 de rali que utilizarão nas 12 rodadas do WRC.
Contratado da Ferrari até o final de 2009, Räikkönen está limitado sobre o que ele pode dizer sobre seu programa de rali até o Ano Novo e confirmou a aparição com um anúncio em seu website.
Contudo, falando exclusivamente para o wrc.com, Lindstrom disse que o rali do Ártico será uma experiência valorosa para Kimi, que ainda não dirigiu o Citroën C4 no rali.
Lindstrom disse: "Incluir o Rali do Ártico em nosso programa era um fator chave - nós realmente queríamos sua inclusão como um teste pré-temporada. É um rali que Kimi e eu já fizemos juntos em um Fiat, então ele conhece as etapas - mais ou menos - e será uma bota oportunidade para ele construir confiança em sua pilotagem e notas de ritmo.
"Ele não teve a experiência de ouvir ou trabalhar com notas de ritmo desde o Rali da Finlândia. Até onde eu saiba a rota do Ártico deste ano será a mesma do ano passado, então podemos usar as notas antigas, e isso será bastante útil na preparação - tanto para a Suécia como para o campeonato," ele adicionou.
Lindstrom revelou que a possibilidade de um teste na Finlândia antes do Rali do Ártico também está sendo discutida para ajudar Räikkönen a realizar a transição de seu Super 2000 Fiat para um carro mundial do rali turbo.
"O ideal seria retonar às estradas de teste [próximas a Jyvaskyla] que utilizamos antes dos Ralis Ártico e da Finlândia neste ano," ele disse. "Kimi conhece essas etapas bem agora, então seriam os locais ideais para se adaptar ao novo carro. É o que gostaríamos, mas neste momento ainda não fizemos planos com a Citroën. Vamos saber mais no Ano Novo."
Fonte: site oficial do WRC
Tradução: Fran
Agradecimento: Anelise
Baseado em Rovaniemi, na fronteira do Círculo Ártico, o evento que é a etapa de abertura do Campeonato Finlandês já acontece há 45 anos e é às vezes utilizado como um teste para os ralis de inverno do WRC. Entre os vencedores anteriores estão os campeões do WRC Marcus Gronholm, Tommi Makinen e Hannu Mikkola.
Räikkönen fez sua estréia no rali neste evento cheio de neve no início deste ano, terminando em 13° num Fiat Abarth Grande Punto S2000 co-pilotado por Kaj Lindstrom. A dupla vai disputar a edição do ano que vem, com início em 29 de janeiro, no mesmo carro C4 de rali que utilizarão nas 12 rodadas do WRC.
Contratado da Ferrari até o final de 2009, Räikkönen está limitado sobre o que ele pode dizer sobre seu programa de rali até o Ano Novo e confirmou a aparição com um anúncio em seu website.
Contudo, falando exclusivamente para o wrc.com, Lindstrom disse que o rali do Ártico será uma experiência valorosa para Kimi, que ainda não dirigiu o Citroën C4 no rali.
Lindstrom disse: "Incluir o Rali do Ártico em nosso programa era um fator chave - nós realmente queríamos sua inclusão como um teste pré-temporada. É um rali que Kimi e eu já fizemos juntos em um Fiat, então ele conhece as etapas - mais ou menos - e será uma bota oportunidade para ele construir confiança em sua pilotagem e notas de ritmo.
"Ele não teve a experiência de ouvir ou trabalhar com notas de ritmo desde o Rali da Finlândia. Até onde eu saiba a rota do Ártico deste ano será a mesma do ano passado, então podemos usar as notas antigas, e isso será bastante útil na preparação - tanto para a Suécia como para o campeonato," ele adicionou.
Lindstrom revelou que a possibilidade de um teste na Finlândia antes do Rali do Ártico também está sendo discutida para ajudar Räikkönen a realizar a transição de seu Super 2000 Fiat para um carro mundial do rali turbo.
"O ideal seria retonar às estradas de teste [próximas a Jyvaskyla] que utilizamos antes dos Ralis Ártico e da Finlândia neste ano," ele disse. "Kimi conhece essas etapas bem agora, então seriam os locais ideais para se adaptar ao novo carro. É o que gostaríamos, mas neste momento ainda não fizemos planos com a Citroën. Vamos saber mais no Ano Novo."
Fonte: site oficial do WRC
Tradução: Fran
Agradecimento: Anelise
Sem comentários:
Enviar um comentário