12 de junho de 2011

Vettel roda no fim; Button dá show e vence no Canadá

Button foi atingido pelo companheiro Lewis Hamilton, mas conseguiu vitória incrível no Canadá

O inglês Jenson Button conquistou uma vitória espetacular no Grande Prêmio do Canadá neste domingo. Beneficiado por uma rodada do alemão Sebastian Vettel na última das 70 voltas, o piloto da McLaren conquistou seu primeiro triunfo na temporada em uma prova agitadíssima, que ficou paralisada por cerca de duas horas por conta da chuva e contou com a presença do safety car em cinco ocasiões. O australiano Mark Webber, da Red Bull, completou o pódio em terceiro.

Button se envolveu em dois acidentes neste domingo e acabou caindo para a 21ª colocação ao longo da prova em Montreal. Primeiro, Button foi atingido pelo companheiro de equipe, Lewis Hamilton, na oitava volta. Mais tarde, tocou com o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Nas duas ocasiões ele precisou fazer um pit stop - no total, foram cinco passagens pelos boxes, inclusive uma para pagar uma punição de drive through.

Vettel, que liderou a corrida durante a maior parte das 70 voltas, acabou com a segunda colocação e perdeu a oportunidade de vencer a sexta prova em sete etapas realizadas. O alemão, que sofria com o desgaste dos pneus, rodou e foi ultrapassado por Button.

O brasileiro Felipe Massa teve uma grande oportunidade de subir ao pódio pela primeira vez em 2011, mas um erro atrapalhou os planos do piloto da Ferrari. Ele tinha o terceiro lugar até a volta 54, quando rodou, estragou o bico do carro e precisou ir aos boxes. Massa terminou em sexto, superando o japonês Kamui Kobaiashi, da Sauber, nos metros finais.

Apesar de ter ficado com o segundo lugar, Vettel conseguiu aumentar a vantagem na primeira posição da temporada, que antes era de 58 pontos sobre o então vice-líder de 2011, Lewis Hamilton, que abandonou neste domingo. O alemão da Red Bull chegou aos 161 pontos, e agora tem 60 sobre Button, segundo com 101. Webber é o terceiro, com 92.

Depois da complicada prova canadense, a Fórmula 1 terá a disputa da oitava etapa da temporada dentro de duas semanas. Em 26 de junho será realizado o Grande Prêmio da Europa, no circuito urbano de Valencia, na Espanha.

Confira os tempos do GP de Montreal
1. Jenson Button (ING/McLaren): 70 voltas em 1h23min50s995
2. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): a 2s709
3. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault): a 13s828
4. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 14s219
5. Vitaly Petrov (RUS/Renault): a 20s395
6. Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 33s225
7. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari: a 33s270
8. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso: a 35s964
9. Rubens Barrichello (BRA/Williams): a 45s100
10. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso): a 47s
11. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 50s400
12. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber): a 1:03s600
13. Vitantonio Liuzzi (ITA/HRT): a 1 volta
14. Narain Karthikeyan (IND/HRT): a 1 volta
15. Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin): a 1 volta
16. Timo Glock (ALE/Virgin): a 1 volta
17. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault): a 1 volta
18. Paul Di Resta (ING/Force India): a 3 voltas

Não completaram
Pastor Maldonado (VEN/Williams)
Nick Heidfeld (ALE/Renault)
Adrian Sutil (ALE/Force India)
Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault)
Lewis Hamilton (ING/McLaren)

Fonte: Terra

Sem comentários: