24 de junho de 2011

Alonso ignora tempos de sexta e diz que Red Bull é favorita em Valência

Dono da melhor marca do dia em Valência, Fernando Alonso ficou satisfeito por apresentar bom rendimento no início dos treinos visando o GP da Europa, mas demonstrou cautela quanto à sequência do fim de semana

O bom desempenho apresentado no primeiro dia de treinos livres do fim de semana em Valência não iludiu Fernando Alonso. Dono do melhor tempo desta sexta-feira (24) no circuito urbano banhado pelo Mediterrâneo, o piloto da Ferrari preferiu desconsiderar as marcas alcançadas e demonstrou cautela quanto à sequência do fim de semana. Embora tenha destacado o bom começo das atividades visando o GP da Europa, o bicampeão do mundo ainda acredita que a Red Bull é a grande favorita à vitória na oitava etapa do Mundial de F1, mesmo com a mudança na regra do mapeamento dos motores.

Em entrevista concedida ao site da Ferrari logo após o fim do segundo treino livre, no qual cravou 1min37s968, Fernando ressaltou a boa adaptação da 150º Italia ao traçado valenciano que, apesar de ser um circuito de rua, é uma pista de média-alta velocidade, com médias horárias beirando a casa dos 200 km/h.

“No geral, foi um começo positivo em Valência neste fim de semana, na minha segunda corrida em casa”, lembrou o asturiano, que jamais venceu em Valência. Alonso falou que um dos objetivos da Ferrari durante o dia foi trabalhar no acúmulo de quilometragem e aprendizado sobre os pneus médios, que debutam neste fim de semana.

“Temos todo nosso programa planejado. Trabalhamos principalmente nos pneus, já que o elemento principal desse GP é a primeira aparição dos médios. Foi importante que fomos capazes de completar muitas voltas, porque em um circuito como este, acumular muita quilometragem ajudará você a ganhar confiança no carro e mirar os limites, e assim, melhorar o desempenho”, comentou o atual quinto colocado no Mundial de Pilotos.

Entretanto, apesar do bom desempenho, Fernando prefere esperar um pouco mais para avaliar qual é o real potencial da 150º Italia em Valência. “As características da pista são bem adequadas ao carro, mas ainda é muito cedo para dizer onde nós estamos em comparação com os outros. No passado, fomos bem no primeiro dia, para depois, perdermos 1s na classificação, então eu nem quero considerar os tempos de hoje.”

“Nos treinos livres 1 e 2, você tenta muitas coisas, e a pista muda muito rapidamente, ainda mais em um circuito de rua como esse, então é realmente impossível fazer previsões. O carro parece bem, portanto, podemos encarar a classificação com confiança, cientes de que temos rivais muito fortes contra nós: não é por acaso que a Red Bull sempre teve a pole nas primeiras sete corridas do ano, e claramente, eles ainda são os favoritos”, acrescentou o espanhol.

Com os objetivos centrados na sessão classificatória de sábado (25), Alonso falou da relevância de um bom lugar no grid e fez uma comparação com o circuito de rua de Monte Carlo, bem mais travado que a pista valenciana. “Ultrapassar aqui será mais fácil do que em Mônaco, mas a posição no grid, no entanto, será importante”, finalizou.


Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: