3 de junho de 2011

FIA anuncia Bahrein em 30 de outubro e coloca Índia depois do GP do Brasil

O Conselho Mundial da FIA decidiu que 30 de outubro será a nova data do GP do Bahrein, mantido no calendário de 2011. O GP da Índia passa para dezembro e toma o lugar de Interlagos como último do ano

Mais de três meses depois do seu adiamento, o GP do Bahrein finalmente tem seu futuro definido. A reunião do Conselho Mundial da FIA nesta sexta-feira (3), em Barcelona, terminou com a decisão de que a prova barenita vai voltar ao calendário de 2011, a despeito da continuidade das revoltas populares no país. A nova data é 30 de outubro.

A mudança altera de maneira importante o fim do calendário deste ano, porque modifica a ordem das provas finais da temporada. 30 de outubro era a data prevista para o GP da Índia. Agora, o Mundial de F1 termina em 11 de dezembro, com o GP indiano, e não mais em Interlagos.

Em comunicado, a FIA informa que a decisão "reflete o espítito de reconciliação" no país do Oriente Médio. "Isso é evidente a partir do forte apoio que a corrida recebeu do governo e dos principais partidos do Bahrein, incluindo o principal grupo de oposição", diz o texto.

"O Conselho acredita que reincorporar o GP do Bahrein é uma forma de ajudar a unir as pessoas, já que o país parece avançar. O Conselho também reconhece o comprometimento das equipes, de seus funcionários e famílias, além daqueles pessoalmente associados com o campeonato, incluindo a equipe local de voluntários, que são vitais para o evento", acrescenta a nota da entidade.

Zayed Alzayani, presidente do circuito de Sakhir, que sedia a prova, comemorou a escolha da FIA. "Esta é uma notícia bem-vinda para todos do Bahrein. Como país, enfrentamos tempos difíceis, mas a estabilidade voltou, com os negócios operando de maneira próxima à normal e os países retirando as restrições de viagem ao Bahrein", afirmou.

Segundo Bernie Ecclestone, a decisão não tem nenhum fator econômico envolvido. "Nada a ver com dinheiro", disse.

Os protestos eclodiram no mundo árabe no fim de 2010, na Tunísia, e tiveram como efeito a deposição do ditador Zine El Abidine Ben Ali, que estava no poder há 23 anos. A consequência positiva do levante popular gerou novas revoltas em países próximos em situação parecida. No Egito, Hosni Mubarak renunciou ao governo depois de 29 anos no poder.

No Bahrein, a população se queixa pelo aumento do desemprego e pelos poucos recursos destinados à habitação, além de pedir a mudança do regime monárquico comandado pelo rei Hamad bin Isa Al-Khalifa. Agosto chegou a ser cogitado como o novo mês da prova, já que é neste período que acontecem as férias de verão da F1.

Apesar de o estado de emergência ter acabado no país na última quarta-feira (1º), já na quinta seguinte houve manifestações e repressão violenta nas ruas de Manama, capital barenita.

A FIA aproveitou para também já divulgar o calendário de 2012, com 21 provas. Os EUA reaparecem na F1. O Brasil vai encerrar a temporada em novembro.

Fonte: Warm Up

Sem comentários: