7 de junho de 2011

Bernie admite repensar GP do Bahrein e sugere mudar prova para dezembro

Em entrevista ao diário britânico ‘The Times’, Bernie Ecclestone deixou clara a intenção de remarcar o GP do Bahrein para dezembro para ganhar tempo sobre a realização ou não da prova

Antes maior defensor da volta do GP do Bahrein ao calendário da temporada 2011, Bernie Ecclestone, pela primeira vez, dá mostras de que pode reconsiderar a decisão de marcar a corrida no país insular nesta ano, tendo em vista que os protestos contra o regime do rei Hamad bin Isa Al-Khalifa não cessaram. Há também a expectativa de um 'dia de fúria' popular durante o fim de semana da prova, prevista para acontecer em 30 de outubro depois de polêmica decisão do Conselho Mundial do Automobilismo na última sexta-feira.

O dirigente máximo da F1 admitiu, em entrevista ao diário britânico ‘The Times’, que pode mover o GP da Índia para sua data original 30 de outubro e levar a etapa barenita para dezembro com a intenção de ganhar tempo e, caso não haja condições de a prova ser realizada, não haveria grandes problemas, visto que o GP do Bahrein seria o último do ano.

“Do jeito que as coisas estão no momento, nós não temos ideia do que vai acontecer. É melhor que levemos o [GP do] Bahrein para o fim da temporada e, se as coisas estiverem seguras e bem, então isso é bom, nós vamos poder ir. Se não forem, então não iremos e não haverá problemas”, declarou Bernie em entrevista publicada nesta terça-feira.

Ecclestone criticou o relatório desenvolvido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), escrito por Carlos Gracia presidente da Federação Espanhola de Automobilismo que, em missão especial no Bahrein, definiu que o país reunia condições seguras de receber a F1. A Avaaz, ONG que atua na defesa dos direitos humanos em todo o mundo, sugeriu que o representante da entidade ouviu apenas órgãos ligados ao governo local, o que tornou o relatório completamente tendencioso.

“Nós ouvimos o relatório da FIA e esse dizia que não havia problemas em todo o Bahrein. Mas não é isso que eu estou ouvindo e acho que nós podemos ver que precisamos ser cuidadosos”, ponderou o britânico de 80 anos.

A expectativa é que a Fota (Associação das Equipes da F1) anuncie sua posição oficial sobre o assunto que cerca o GP do Bahrein nesta terça-feira. De acordo com o site da revista britânica ‘Autosport’, as equipes da categoria, ainda que de forma velada, começam a se manifestar contra a ideia de ir para o Bahrein e também com o calendário esticado até dezembro. Os donos dos times questionam principalmente a falta de segurança para correr no país insular e também o escasso tempo de descanso entre o fim da temporada atual e o começo dos trabalhos para 2012, previsto logo para o início de janeiro.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: