30 de junho de 2011

Ferrari se diz satisfeita com decisão da FIA por motores V6 para 2014

Opositora ferrenha dos propulsores de 1,6 L e quatro cilindros, propostos inicialmente pela FIA às equipes para 2013, a Ferrari comemorou o anúncio da entidade, que após pressão das equipes, optou pelos motores turbo V6 de 1,6 L

A Ferrari ficou satisfeita com a decisão da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) sobre os novos motores da F1. A equipe de Maranello, que detém força política considerável na categoria, foi uma das principais opositoras da proposta inicial da entidade, que compreendia a adoção de propulsores de 1,6 L e quatro cilindros para 2013. Depois de muita pressão de Bernie Ecclestone e das fabricantes, o órgão que regula a F1 optou pelos motores turbo com seis cilindros em ‘V’ e 1,6 L, que entram em vigor em 2014.

A grande preocupação da Ferrari era a diminuição drástica de potência e ruído, uma das marcas dos motores da escuderia desde os primórdios da F1. Desde que a FIA anunciou as intenções com os propulsores de quatro cilindros, Luca di Montezemolo veio a público para rejeitar veementemente a ideia. Depois que a entidade mudou de ideia e confirmou a adoção dos V6 de 1,6 L para 2014, Stefano Domenicali revelou contentamento.

“Agora temos o tempo necessário para nos prepararmos para esse novo projeto”, declarou o chefe de equipe da Ferrari em entrevista à agência alemã de notícias ‘SID’. De fato, uma das grandes preocupações dos times da F1 era o pouco tempo de adaptação à uma F1 totalmente nova em 2013. Como as especificações dos motores turbo valerão só para o ano seguinte, a decisão tranquilizou os construtores, não apenas a Ferrari.

Cosworth e Renault, que era a grande aliada da FIA na adoção dos motores ‘verdes’ de quatro cilindros para 2013, aprovaram a decisão, assim como a Mercedes. “É bom que o compromisso que alcançamos tenha sido confirmado pelo Conselho Mundial”, aprovou Norbert Haug, diretor esportivo da montadora alemã.


Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: