Tom Bower escreveu na biografia do chefão da F1, intitulada ‘No Angel A Vida Secreta de Bernie Ecclestone’, que Fernando Alonso pediu para a McLaren sabotar o carro do ex-colega Lewis Hamilton no GP da Hungria de 2007
A recém-lançada biografia de Bernie Ecclestone continua dando muito que falar. O livro escrito pelo britânico Tom Bower, intitulado ‘No Angel A Vida Secreta de Bernie Ecclestone já revelou detalhes da tensa vida matrimonial do chefão da F1 com a ex-esposa Slavica Radic, além de conflitos com dirigentes poderosos como Jean Todt e Ron Dennis. De acordo com o diário inglês ‘The Star’, a obra conta também que Fernando Alonso pediu para a McLaren sabotar o carro de Lewis Hamilton, seu ex-colega de equipe, no GP da Hungria de 2007.
A relação entre o bicampeão mundial Alonso e o então novato Hamilton, que começou promissora, terminou de maneira nada harmoniosa em 2007. Fernando desembarcou na equipe de Woking depois de conquistar dois títulos na F1 entre 2005 e 2006 e pensou que teria o mesmo tratamento recebido na ex-equipe Renault, ou seja, a condição de primeiro piloto. Entretanto, o asturiano não imaginou que Lewis poderia lutar de igual para igual com ele e muito menos, que o britânico seria o preferido da McLaren.
A clara preferência da cúpula da escuderia inglesa pelo novato desencadeou uma série de reações públicas de Alonso. A primeira delas aconteceu no GP dos Estados Unidos, o último disputado em Indianápolis. Na ocasião, Hamilton liderava a prova, seguido pelo espanhol. Fernando gesticulou para a equipe pedindo que o britânico abrisse passagem, o que não aconteceu. Lewis venceu a prova a 1s518 do bicampeão, detonando a maior crise interna na McLaren desde a época de Ayrton Senna e Alain Prost nos anos 80.
Mas o ápice da crise entre Hamilton e Alonso aconteceu no GP da Hungria, 11ª etapa do Mundial daquele ano. Durante a classificação, Hamilton havia marcado a pole-position provisória, com Alonso em segundo. Disposto a derrubar a marca do rival, o asturiano foi aos boxes no fim da sessão para trocar pneus.
Entretanto, após ter sido liberado pela equipe para voltar à pista, o espanhol ficou parado no pit-lane ao ver que Lewis esperava que o companheiro de equipe deixasse o espaço, impedindo que o britânico tentasse melhorar seu tempo antes do fim do treino. Alonso tomou a pole de Hamilton na pista, mas graças à manobra polêmica nos boxes, Fernando foi punido com a perda de cinco posições no grid. Lewis herdou o posto de honra em Hungaroring.
Insatisfeito com a decisão dos comissários da FIA, Alonso teve uma conversa com o ex-patrão Dennis horas antes da largada na Hungria. De acordo com o livro, Fernando pediu ao chefe da McLaren que a equipe de reabastecimento colocasse menos combustível no carro de Hamilton durante a corrida, o que provocaria uma pane seca e o consequente abandono do britânico na corrida. Dennis não atendeu ao pedido do bicampeão, Lewis venceu em Hungaroring, enquanto o espanhol terminou apenas na quarta colocação.
A biografia revela também que escândalo de espionagem em 2007 protagonizado pela McLaren e por Nigel Stepney, ex-chefe de mecânicos da Ferrari, que forneceu dados do projeto do F2007 à rival britânica. O livro de Bower conta que a investigação supostamente foi desencadeada por conta de uma denúncia de Alonso. O espanhol ameaçou divulgar e-mails que comprometeriam Dennis caso não fosse tratado como piloto número 1 da equipe de Woking. A McLaren sofreu a multa recorde de US$ 100 milhões e perdeu todos os pontos conquistados no Mundial de Construtores daquela temporada.
Fonte: Warm Up
27 de fevereiro de 2011
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