Melhor tempo no acumulado dos dois dias de testes da pré-temporada em Valência, Fernando Alonso se mostrou contente com o desempenho do novo F150, mas evitou comparar o modelo com o carro do ano passado
Fernando Alonso encerrou sua participação na primeira bateria de testes da pré-temporada, em Valência, com a melhor marca estabelecida até o momento, 1min13s307, sendo 0s307 mais rápido que o rival da Red Bull, Sebastian Vettel. O bom desempenho da nova F150, sobretudo nesta quarta-feira (1), deixou o espanhol animado. No entanto, o piloto entende que ainda é cedo para fazer qualquer avaliação mais aprofundada sobre o carro e evitou comparações sobre o comportamento dos pneus.
Fernando fez menção à época em que o reabastecimento era permitido, e assim, a capacidade dos tanques de combustíveis era menor do que atualmente, o que, em seu ponto de vista, facilitava o entendimento sobre o comportamento dos pneus. “Nessa fase, é difícil sentir a competitividade do carro, porque no passado, o nível de combustível era mais baixo, então era mais fácil para comparar os pneus”, comentou o bicampeão do mundo, que dará lugar a Felipe Massa nesta quinta-feira (3).
O espanhol afirmou também que não pretende comparar seu desempenho com o do brasileiro. “Você também não pode focar na comparação com seu companheiro de equipe que está contigo nos testes.”
Entusiasmado com as primeiras voltas a bordo da F150, Alonso afirmou que cumpriu o cronograma idealizado pela Ferrari em Valência. “Foi um bom começo para nós. Hoje nós completamos mais de 100 voltas, o que foi nossa prioridade, ou seja, adquirir bastante quilometragem”, contou o asturiano, deixando claro que está cada vez mais à vontade ao carro com o qual vai disputar o Mundial de 2011.
“Eu me sinto bem”, disse Fernando. “Lembro-me do começo com o novo carro, completei três voltas, depois, seis, e então, dez voltas. Lentamente, você tem voltas consistentes, você checa as temperaturas e todas as outras coisas.”
O espanhol expressou suas opiniões sobre as principais mudanças introduzidas na F1 nesta temporada, além dos pneus Pirelli: a asa traseira móvel e o KERS, o sistema de recuperação de energia cinética. Alonso afirmou que está se adaptando às novas tecnologias e que não vê problemas com a inclusão de mais botões no volante, crítica de boa parte dos pilotos da categoria antes do início dos testes de inverno.
“A asa traseira móvel tem sido uma peça nova para nós, então, estamos fazendo uso do sistema. Não é fácil ativar e desativar depois da curva, então é preciso algum tempo de prática para se acostumar com isso”, ponderou o piloto.
“E a mesma coisa com o KERS. Então, vai levar algum tempo [para se acostumar] com esses botões a mais no volante. Tive um tempo no simulador, e agora este tempo hoje, então posso dizer que estou feliz com tudo no volante. Foi um dia muito produtivo para nós”, encerrou o bicampeão.
Alonso voltará a guiar a F150 em Jerez, no próximo sábado, dia 12, concluindo os testes no dia seguinte. Massa foi o escolhido pela Ferrari para abrir os trabalhos no circuito andaluz nos dias 10 e 11.
Fonte: Grande Prêmio
2 de fevereiro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário