9 de maio de 2010

Times concordam em banir dutos de ar para 2011

Medida foi tomada pela Fota devido a questões de custos e de segurança

As equipes que atualmente integram o grid da F-1 concordaram em banir o sistema de dutos implantado primeiramente pela McLaren para a próxima temporada.

Após Sauber, Ferrari, Williams e Mercedes terem trabalhado para copiar o dispositivo que aumenta a velocidade de reta dos carros, as equipes acharam melhor banir este equipamento para o próximo ano devido ao alto custo e às questões de segurança.

Apesar de a McLaren ter feito uma tentaiva de convencer os times a utilizarem os dutos em 2011, grande parte das equipes foi contra, afirmando que o fato de os pilotos terem de acionar a abertura para entrada de ar coloca em risco sua segurança.

"É uma grande peça de engenharia, mas algumas das soluções neste final de semana pareceram um pouco inconseqüentes quando você vê os pilotos guiando com a ponta dos dedos e não com as mãos. Então, acho que é uma questão de segurança", disse Christian Horner, chefe da Red Bull.

"Sei que é desapontador para quem inventou este dispositivo, mas acho que as pessoas precisam se acostumar com isso, bem como com a ideia do difusor, de que são coisas com vida curta", completou Nicky Fry, CEO da Mercedes.

Fonte: Tazio

Sem comentários: