12 de maio de 2010

Principal autódromo do Brasil completa 70 anos hoje

Nascido em 1940, Interlagos se tornou o celeiro do automobilismo nacional


Há 70 anos, o maior templo do automobilismo brasileiro abria suas portas para a primeira das incontáveis corridas que marcaram seu nome na história do esporte nacional.

Localizado na Zona Sul de São Paulo, o Autódromo Internacional José Carlos Pace, popularmente conhecido como Interlagos, foi construído em uma época onde o terreno era afastado da cidade - algo bem diferente dos dias de hoje, já que a magnitude da capital paulista "engoliu" a região e, hoje, o autódromo é envolto por indústrias, residências e conjuntos habitacionais.

A primeira prova aconteceu em 12 de maio de 1940, o GP Cidade de São Paulo, vencido por Arthur Nascimento Jr. A partir de então, incontáveis números de provas foram realizados e Interlagos mudou até de cara: o traçado original, de 7.960 metros, foi encurtado para 4.325 metros em 1989, eliminando curvas clássicas e grandes retas, mas dando espaço para a segurança que norteia as competições automobilísticas. Atualmente, possui 4.309 metros.

Cenário de grandes corridas nacionais, como as Mil Milhas, Interlagos recebeu seu primeiro grande evento internacional em 1970, um torneio internacional de F-Ford, que preparou o terreno para a primeira prova de F-1 no país, em 1972. A corrida, extra-oficial, coroou Emerson Fittipaldi como vencedor e credenciou Interlagos para receber regularmente a categoria a partir de 1973.

A maior categoria do automobilismo mundial correu ininterruptamente no circuito até 1978, quando Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, passou a receber a prova. Interlagos realizou mais dois GPs, em 1979 e 1980, mas, com um circuito já defasado e desatualizado, viu a F-1 passar a década de 80 na Cidade Maravilhosa.

No mesmo período, Interlagos seguiu vivo, realizando provas de turismo e fórmula nacionais e continentais, mas sem infraestrutura para receber eventos "top", até Luiza Erundina, então prefeita de São Paulo, realizar uma reforma radical no traçado com o apoio de Ayrton Senna, cortando parte do layout clássico e promovendo o retorno da F-1 em 1990. A partir de então, Interlagos permanece como palco do GP do Brasil.

Além da F-1, outras grandes categorias já passaram pela pista: World Series, ITC, TC2000, F-3000 Internacional, 500 cc (atual MotoGP), Le Mans Series e, em breve, o FIA GT. No cenário nacional, o circuito paulista é o principal evento nos calendários da Stock Car, GT Brasil, F-Truck e, a partir deste ano, o Racing Festival, entre outros campeonatos.

Fonte: Tazio

Sem comentários: