6 de maio de 2010

Ferrari instala duto de ar na tampa do motor do F10

Ar entra pela barbatana e passa por dois canais de saída, na asa e no difusor

A Ferrari decidiu optar por um tipo diferente da McLaren de duto de ar. Enquanto o sistema da McLaren fica localizado na frente do cockpit, os italianos optaram por instalar a novidade de 2010 na tampa do motor.

De forma discreta, a inovação foi testada rapidamente na China, com Fernando Alonso avaliou o duto apenas nos treinos. O sistema é simples: o ar entra pela tampa do motor e percorre dois canais de saída.

Com o duto, a barbatana da tampa do motor passa a ser oca, com o ar passando reto em direção ao aerofólio traseiro. Outro caminho que o ar faz é em direção ao difusor, trazendo mais estabilidade ao modelo F10. Acredita-se que o sistema de abertura da entrada de ar seja automático.

A Ferrari tentou esconder ao máximo o sistema: em seu site oficial, apenas uma foto de Alonso testando o duto foi encontrada. No último fim de semana, Giancarlo Fisichella fez uma nova avaliação do acessório no circuito de Vairano, na Itália.

Fonte: Tazio

Sem comentários: