6 de maio de 2010

Pilotos pedem classificação dividida em Mônaco

Ideia é evitar tráfego devido carros mais lentos nas estreitas ruas do Principado

Com o objetivo de evitar problemas de tráfego excessivo na classificação de Mônaco, alguns pilotos estão sugerindo que a primeira parte do treino que define o grid de largada seja dividida entre os carros mais lentos e os que normalmente avançam para o Q2 e Q3.

Os pilotos das equipes estreantes, que normalmente não passam do Q1, acreditam que essa seja uma boa ideia para evitar problemas nas estreitas ruas de Monte Carlo, onde as manobras de ultrapassagens são sempre difíceis.

"Para ser honesto, a ideia de dividir os carros não é ruim. Se eles pegarem seis ou oito carros do grupo dos mais rápidos, ou dos mais lentos, e o resto ir para uma classificação diferente, provavelmente será uma boa ideia para todos", afirmou Bruno Senna, piloto da Hispania.

"Nós não queremos alguém muito mais rápido nos ultrapassando e eles não querem ter que toda volta ultrapassar alguém mais lento. Eu acho que pode ser possível [a divisão]", continuou o brasileiro.

Jarno Trulli, da Lotus, outra equipe estreante que normalmente é motivo de tráfego, concorda com a ideia da divisão da classificação.

"Eu acho que a FIA deveria nos dividir de alguma forma. Eu não sei como será feito, mas eu acho que 24 carros na pista será difícil. Nós temos que administrar isso de alguma maneira. Eu não sei se é certo ou errado, mas talvez deve ser considerado", disse o italiano.

"É melhor fazer alguma coisa antes do que causar uma grande confusão depois", concluiu.

Robert Kubica, da Renault, que normalmente tem conseguido alcançar o Q3, também acredita que o tráfego será problema em Monte Carlo, mas que será difícil encontrar uma solução que todos concordem.

"Tráfego sempre foi um problema. Sempre foi difícil em Mônaco. Mas este ano, com três equipes que são bem mais lentas, será bem pior. Eu já corri em Mônaco em uma classificação dividida e existem vantagens e desvantagens, mas, com certeza, nós precisaremos de algumas soluções."

"No entanto, será difícil que todos fiquem contentes com uma solução, então eu acho que é um tópico difícil. Eu acho que será bem complicado", ponderou.

Fonte: Tazio

Sem comentários: