12 de maio de 2010

Kimi precisava de confiança

Andrea Stella sente falta da simplicidade do finlandês

Andrea Stella viu os gestos de três diferentes campeões mundiais. Primeiro, ele trabalhou com Michael Schumacher. Depois disto, Kimi Räikkönen ouviu ordens de Stella e agora Fernando Alonso tem que seguir a vontade do italiano.

Stella não passa uma imagem de dominador. Pelo contrário, o homem que fala baixo é uma das pessoas mais queridas no paddock. O engenheiro de corridas de 39 anos teve que ajustar seu estilo pesadamente entre Schumi e Räikkönen.

- Kimi queria a menor quantidade de informação possível. Ele só queria ouvir as mais essenciais e o estilo tinha de ser simples. Você não podia misturar a informação com sentimentos, lembra Stella em entrevista à revista El País.

- Schumacher adorava analisar tudo. Ele queria saber porque alguma coisa tinha acontecido ou o que estava por trás de cada erro.

Stella é a pessoa que você ouve na televisão guiando Alonso no momento. No ano passado, ele ainda tinha a conexão de comunicação com Räikkönen.

- Eu tinha que passar confiança a Kimi: o sentimento que eu confiava nele completamente.

Stella é um engenheiro especializado em aviões, então é natural que ele seja um expert em aerodinâmica. Em sua posição atual, ele também é o responsável pelo aspecto estratégico das corridas.

- No meu trabalho, eu tento oferecer ao piloto as melhores possibilidades para destacar suas próprias habilidades, diz Stella ao jornal espanhol.

Às vezes ele escuta raiva. Os profissionais de ponta nem sempre são os companheiros de trabalho mais gratos.

- Cala a boca, eu não quero ouvir nada sobre isso, gritou Alonso na frente de todos os telespectadores quando Stella avisou a ele que Lewis Hamilton estava se aproximando no GP da Austrália.

Fonte: Iltalehti (edição de papel)
Agradecimento: Nicole
Tradução: Fran

Sem comentários: