A campanha do Campeonato Mundial de Rali começa com um dos maiores testes, o Rali da Suécia, neste fim-de-semana. David Evans, da Autosport, falou com o finlandês durante suas preparações para o evento
Q: Quando você decidiu que queria ir para o WRC?
Kimi Räikkönen: No ano passado. Eu sempre tive paixão pelo WRC e queria tentar ver como era. Depois de tudo que aconteceu no fim do ano, encontramos a solução que era correr com uma grande equipe tendo a Red Bull como patrocinadora. No fim, não foi uma escolha difícil [vir para o WRC].
Q: Você já sentiu saudade de alguma coisa da F1?
KR: Até agora, não. Estou empolgado de ter este desafio agora. Tudo é novo. Eu estive na F1 por um longo tempo e não sinto a falta agora. No futuro, quem sabe?
Q: Qual rali você está mais ansioso em disputar?
KR: Qualquer um na verdade. Tirando Jyväskylä [Rali da Finlândia], que eu conheço um pouco, tudo é novo. Eu não conheço os lugares ou os estágios, nada. É sempre empolgante ir a um lugar novo e ver como é. Na Fórmula 1 às vezes há um lugar novo, mas normalmente os testes e tudo o mais são os mesmos. Agora tudo é novo, então é empolgante.
Q: Qual é o maior desafio para você este ano?
KR: Aprender tudo. Há tanto a aprender e tanta experiência a acumular em todas as condições diferentes. Fazer as notas e ouvi-las corretamente também é difícil. Eu preciso aprender tudo.
Q: Qual é a parte mais difícil, aprender as notas?
KR: Você pode fazê-las, mas tentar e fazê-las exatamente como você quer - e pilotar com elas na velocidade máxima - não é tão fácil. Você pode fazer as notas, mas se elas não estiverem exatamente como deveriam, você não pode pilotar tão rápido quanto poderia.
Q: Olivier Quesnel já disse que se você tiver um bom ano, você pode ser o companheiro de equipe de Sébastien Loeb ano que vem. Como você se sente com isso?
KR: Há sempre muitas histórias. Quero aprender coisas e ser o melhor possível, depois veremos o que acontece.
Q: A longo prazo, você quer ser campeão mundial de rali?
KR: Seria ótimo, mas só fizemos um rali com o carro e começamos semana que vem na Suécia. Vamos esperar e ver o que acontece.
Q: E que tal pódios mais tarde este ano?
KR: Não sei exatamente o que esperar porque é uma coisa tão nova. Sei que vai ser difícil e quero conseguir pontos no início. Mais tarde quando tivermos mais experiência, poderemos ser um pouco mais rápidos. Vamos esperar e ver.
Q: E no asfalto?
KR: No geral, deve ser um pouco mais fácil. Ok, é um carro diferente, mas a sensação é muito mais fácil de encontrar. Comparando as superfícies, a neve é a mais difícil para ser rápido e fazer tudo certo. Eu só fiz um rali no cascalho ano passado e me surpreendi como é mais semelhante ao asfalto do que à neve. Deve ser mais fácil, mas não pilotei o carro no asfalto ainda, então não sei.
Q: Assume-se naturalmente que você está mais ansioso para os ralis de asfalto do que os de cascalho. É verdade?
KR: Sim. Eu sei mais sobre pilotagem no asfalto do que qualquer outra superfície. Definitivamente ajuda a encontrar o traçado ideal e o ponto de freada. Por este lado, deve ser mais fácil, mas até que façamos o primeiro teste ou rali, é impossível dizer.
Q: O que você acha sobre o retorno de Michael Schumacher à F1?
KR: Para mim, não importa. Vi algo nos jornais, provavelmente ele começou a sentir falta e agora tem uma boa opção. Que bom para ele.
Q: Você acompanhou os testes ontem?
KR: Não. Só vi nos jornais, como todo dia, se estiver nos jornais, você vê. Não acompanho pela internet. Tenho um novo desafio agora e estou mais interessado nele. Mesmo quando eu corria na Fórmula 1, se eu não fizesse os testes, eu não procurava os tempos.
Q: O que você acha dos outros pilotos de WRC?
KR: Conheço alguns deles, conheci alguns anteriormente. Eles são muito legais. É mais aberto aqui do que na Fórmula 1. As equipes são mais amigas do que na F1. É ótimo e as pessoas têm sido muito prestativas. É uma sensação mais calorosa aqui, as pessoas andam mais juntas. Na Fórmula 1 você corre contra os outros, aqui se corre contra o tempo - é um pouco diferente, mas as pessoas são legais.
Q: Você deu as costas para a F1 completamente agora?
KR: Eu meio que já tinha feito isso, então vamos ver o que acontece no futuro.
Q: Qual é seu contrato com a Red Bull?
KR: É [por] um ano.
Q: O que você achou de sua performance no Rali Ártico? Foi como você queria?
KR: É claro que saímos da pista no primeiro dia e ficamos presos no banco de neve por um bom tempo. Mas não sinto que tenho o carro exatamente como quero ainda. Freio três vezes quando deveria estar freando uma. Ainda há muitas áreas onde posso melhorar.
Não estivemos tão longe dos tempos de Dani [Sordo]. Preciso de mais experiência, mais corridas e mais tempo com as pessoas que arrumam o carro. Fiquei contente no final.
O rali foi puramente para que eu me acostumasse com o carro e tentasse algumas coisas diferentes. As condições estavam bastante difíceis com a neve fresca e coisas assim. Foi um bom treino e definitivamente me ajudou para o próximo.
Q: Qual é o objetivo para o Rali da Suécia?
KR: Estamos esperando um rali bom e limpo sem erros e então saberemos onde estamos. Não faço ideia de onde vamos estar. Quero tentar o melhor que puder e fazer um bom rali.
Q: Vai testar mais na neve agora?
KR: Não. Só no 'shakedown' antes do evento. (Quando são feitas as notas.)
Q: E testes no cascalho? Quando vai acontecer?
KR: Depois da Suécia. Não sei a data, mas será antes do México.
Q: É possível que você faça mais ralis menores este ano?
KR: Não sei, teremos que ver.
Q: Mas você vai testar bastante no cascalho - terá tempo suficiente no carro?
KR: Vou testar algo como 10 ou 15 dias. Não faço ideia de quantos dias os outros vão testar, mas acho que assim está bom.
Q: O rali é mais difícil do que a Fórmula 1?
KR: Todo esporte é difícil quando você começa, mas há tantas coisas a mais que você não pode mudar, a condição muda: é o que é, mas na Fórmula 1 você vai no mesmo circuito volta atrás de volta e você sabe que vai ser o mesmo. Mas, no rali, você vai de um estágio a outro e pode mudar tudo. Há muitas coisas que podem mudar no rali e você não tem como fazer nada.
Q: O rali é mais divertido que a Fórmula 1?
KR: É definitivamente mais descontraído. Mais divertido, depende do que você gosta: eu gosto porque toda curva é diferente no rali. Há muitas coisas que podem te desafiar e no fim você está pilotando contra si mesmo. Ok, você pode deslizar para os lados, mas provavelmente não é a forma mais rápida - ir para a frente é mais rápido. É só um esporte diferente.
Q: Qual é a sensação em relação ao WRC entre os outros pilotos de Fórmula 1?
KR: Não sei na verdade porque eu não sei quantos pilotos de F1 conhecem bem o esporte. [Robert] Kubica já fez por diversão e [Heikki] Kovalainen conhece o mundo do rali. Mas não acho que os outros pilotos têm muito conhecimento do que é o rali comparado à Fórmula 1, então é difícil dizer.
Fonte: Autosport
Cortesia: YiNing
Agradecimento: Saima @ KR Spaces
10 de fevereiro de 2010
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2 comentários:
Valeu Fran!!!!!
Great job girl!!
Essa entrevista lembra em algumas perguntas a do Corriere della Sera.
No prob Ane! E pra não ter problema, eu até comentei no blog da Saima dizendo pra ela que eu tava pegando a news e ela não se importou! hehe! ;)
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