14 de janeiro de 2010

Q&A exclusivo com Vettel: Não repetiremos os erros de 2009

Haverá pelo menos seis pilotos alemães no grid nesta temporada, e pelo menos três - Michael Schumacher, Nico Rosberg e Sebastian Vettel - tem uma chance real de vencer o campeonato. Enquanto o segundo colocado de 2009 Vettel já foi cotado para o sucesso por ninguém menos do que o presidente da Formula One Management Bernie Ecclestone, existem preocupações que a Renault pode ter dificuldades em suprir um motor competitivo o suficiente para levar sua Red Bull para a glória. O alemão, contudo, está confiante que a montadora francesa resolveu os problemas de confiabilidade que dificultaram sua campanha de 2009 e acredita que o título está dentro de seu alcance...

Q: Sebastian, você tem sido cotado como a melhor aposta para ser o campeão do mundo de 2010 por Bernie Ecclestone...
Sebastian Vettel: Com certeza é lisonjeador ouvir coisas assim. É meu objetivo vencer o campeonato assim que possível. É por isso que estou aqui, e como sempre, vou dar o meu melhor e lutar até o final. É muito difícil prever qualquer coisa antes dos testes terem começado, mas após a primeira corrida no Bahrain vamos saber mais.

Q: É a sua vez de fazer acontecer. Quais você diria que são seus pontos fortes e fracos?
SV: Tenho uma equipe muito forte, que me apoia 100%, e temos realmente uma ótima atmosfera dentro da equipe. Temos uma das parceiras mais fortes em motores, a Renault. Eles também são um dos melhores em termos de consumo de gasolina. Tenho certeza que o carro vai ser muito competitivo. Até agora só há pontos positivos, então vamos ver.

Q: A Red Bull foi praticamente perfeita na última temporada, mas há um grande ponto de interrogação em cima do motor. A Renault é capaz de entregar algo competitivo?
SV: É correto afirmar que tivemos alguns problemas de motor durante a temporada passada e não dá pra dizer que não. Mas sei que a Renault o revisou, e no final da temporada não tínhamos mais problemas. Por favor não esqueça isto, mesmo com todo mundo prevendo que teríamos uma troca adicional e receberíamos uma penalidade, nós não o fizemos. Então mesmo que não tivesse ninguém em posição pior, não perdemos nada por causa dos problemas e pudemos continuar a lutar pelo campeonato. Temos trabalhado duro durante o inverno, não só na Renault e Viry, e analisamos o que deu errado durante a temporada para que não aconteça de novo.

Q: Na temporada passada, você era o principal piloto alemão. Com a volta de Michael na Mercedes, onde você acha que vai terminar esse ano?
SV: Bom, claramente eu gostaria de ser o número um, mas é muito mais do que isso. Uma temporada é muito longa e você precisa trabalhar duro para atingir os seus próprios objetivos. Quero vencer o campeonato mundial, o que também significaria que eu sou o principal piloto alemão. Mas não estou interessado em ser o melhor dos alemães; quero ser o melhor de todos. 2009 foi um bom ano para mim, e agora estou trabalhando muito para tornar esta nova temporada melhor ainda.

Q: Qual foi seu primeiro pensamento quando chegaram as notícias de que Schumacher poderia retornar?
SV: Eu fiquei surpreso como todos nós eu acho. Acho que foi uma decisão corajosa para Michael e empolgante para o esporte. Mas no fim não muda meu desafio para a temporada, exceto pelo fato que há mais um competidor forte. Mas há outros pilotos que serão muito fortes também.

Q: Olhando para o grid de 2010, você e seu companheiro de equipe Mark Webber vão correr contra algumas duplas de 'inimigos' muito fortes como Fernando Alonso e Felipe Massa na Ferrari, Lewis Hamilton e Jenson Button na McLaren, e Schumacher e Nico Rosberg na Mercedes. Qual dessas duplas você acha que vai ser a mais difícil de vencer?
SV: No circuito todo mundo é seu 'inimigo', não importa quem seja. No final você tem que vencer todos.

Q: Há um novo sistema de pontos para 2010. Como o vice-campeão do ano passado, o que você pensa desta inovação?
SV: Isto faz várias coisas. Premia a competição na parte intermediária do grid, agora que há mais equipes. Também vai forçar os pilotos a continuar correndo, mesmo quando tem problemas, porque agora há pontos disponíveis até o 10º colocado. Mas pelo meu entendimento, não teria mudado o resultado dos últimos campeonatos. Em qualquer caso, vencer e marcar pontos regularmente é a melhor forma de lutar pelo título.

Q: Vamos ver quatro novas equipes começar do zero neste ano. A Red Bull se juntou ao grid substituindo a Jaguar, mas ainda assim levou anos para que chegasse na frente. O que você acha que as quatro novas equipes podem conquistar?
SV: Você está certo, é um grande desafio para uma equipe começar do zero e entrar na F1. Será uma grande conquista se eles levarem seus carros à primeira corrida, e ainda melhor se eles conseguirem terminar a corrida. Realisticamente falando, vai demorar um tempo para que eles se tornem realmente competitivos. Mas isso não significa que qualquer equipe existente pode relaxar. Podem haver algumas surpresas. Vamos ver.

Q: Foi revelado que a Red Bull vai perder o primeiro teste oficial pré-temporada em Valencia. Você está preocupado em perder tempo de pista que pode ser vital?
SV: Certamente é desapontador. Mas teremos 12 dias de testes com o novo carro, que é mais do que suficiente. É muito melhor passar tempo no túnel de vento e no design do novo carro, então estou perfeitamente feliz com isso.

Fonte: Formula1.com
Tradução: Fran

2 comentários:

Carol♥ disse...

Até que o Vettel ficou bonitinhu nessa foto. xD

Fran disse...

Eu gosto! <3