12 de fevereiro de 2010

Kimi na coletiva de imprensa do Rali da Suécia

Campeonato Mundial de Rali FIA 2010
RALI DA SUÉCIA

Coletiva de imprensa pré-evento
Quinta, 11 de fevereiro

Presentes:
Sébastien Loeb, Citroën Total World Rally Team
Mikko Hirvonen, BP Ford Abu Dhabi World Rally Team
Kimi Räikkönen, Citroën Junior Team
Marcus Grönholm, Stobart M-Sport Ford Rally Team
Patrik Sandell, FIA S2000 World Rally Championship
Martin Semerád, FIA Production Car World Rally Championship



Q: Kimi, bem-vindo ao WRC. Veremos você competir com a equipe Citroën Junior; este ano será um dos maiores desafios que você já enfrentou em sua carreira?
KR: Acho que sim, definitivamente. Não será fácil, eu vou curtir o ano e o desafio. Este será um dos eventos mais difíceis; as condições não são fáceis. Preciso de mais tempo no carro para me acostumar com ele.

Q: A preparação está completa agora, assistimos você testando o carro e competindo no Rali Ártico; você se sente completamente preparado para competir aqui na Suécia?
KR: Todos os quilômetros que fizermos vão ajudar, obviamente. Este é o processo de aprendizado, vamos aprender muito na Suécia e espero que fique mais fácil quando formos para o cascalho. Espero que possamos terminar e fazer bons tempos.

Q: Quais foram os aspectos mais prazerosos e difíceis de sua experiência no WRC até agora?
KR: Tudo é legal. É tudo empolgante. Estive na F1 por muitos anos, e quando você muda é uma boa experiência. Há tantas coisas novas a aprender. O difícil é aprender as estradas e fazer as notas de ritmo, isso vai levar tempo para ser tão bom quanto os outros. Isso é o principal, vamos ver como vai ser.

Q: Você pode chegar entre os 10 primeiros aqui?
KR: Seria bom. Eu realmente não tenho ideia de onde estaremos. Queremos uma boa velocidade. É mais fácil da segunda vez (os estágios); vamos tentar fazer o melhor que pudermos.

Q: Você tem campeões do mundo sentados ao seu lado. Você recebeu bons conselhos deles?
KR: Eles têm sido muito prestativos, mas infelizmente, você não pode ensinar o outro a pilotar - você precisa aprender por si mesmo. É a experiência que ajuda. Eles têm talvez seis anos, Marcus tem 20 anos ou algo assim. É por isso que estou aqui, para aprender mais.

PERGUNTAS DOS REPÓRTERES

Alain Pernot
Sport Auto, França
Q: Kimi, o teste (shakedown) foi útil para ajustar o carro?
KR: Tentamos duas coisas, mas foi a primeira vez desde o Rali Ártico, então foi bom estar no carro novamente. O carro parece ok, mas posso melhorar minha pilotagem ao invés de mudar o carro.

Marco Giordo
Autosprint, Itália
Q: Kimi, o que você pensa sobre as pessoas no rali, a mídia e as pessoas? São diferentes da F1?
KR: Até agora, é amistoso, se ficar assim...! Com certeza é uma atmosfera diferente. Eu estou curtindo. Tem sido positivo.

Eric Briquet
Auto Hebdo, França
Q: No Rali Ártico você fez alguns bons tempos Kimi, você ficou um segundo atrás de Dani (Sordo) - é possível ficar um segundo atrás dos líderes aqui?
KR: Será mais difícil. Pelo menos no Rali Ártico, eu havia estado lá um ano antes. Se pudermos fazer esta velocidade ficarei muito feliz. Mas definitivamente, os estágios parecem muito difíceis mas espero que tenhamos feito boas notas.

Marcus Stier
Sport Auto, Alemanha
Q: Kimi, você tem um programa de um ano este ano, você tentará fazer carreira no WRC ou vai retornar à F1?
KR: Não decidi. Este ano eu tenho um contrato com a Red Bull e a Citroën me ajudando. Não tenho planos para o ano que vem ou para os anos a seguir. Se for bem, há uma boa chance [de ficar no WRC], senão, não há nada planejado. Depois de um ano talvez tenha novos planos, vamos ver.

Fonte: RallyBuzz
Tradução: Fran

Sem comentários: