8 de janeiro de 2010

Kovalainen 'melhor' depois da McLaren

Heikki Kovalainen está convencido de que ele saiu de duas temporadas duras na McLaren como um piloto melhor - e acha que a experiência vai ajudá-lo a empurrar a nova equipe Lotus para a frente.

Kovalainen vai pilotar ao lado de Jarno Trulli na nova equipe Lotus a partir de 2010, e apesar de nunca ter alcançado o sucesso que esperava na McLaren, ele está certo que o que aprendeu lá vai ajudá-lo em seu novo ambiente.

"Eu tenho certeza que estou em melhor forma agora," Kovalainen disse à Autosport numa entrevista exclusiva durante a fábrica da Lotus nesta semana, quando fez a medição para seu assento.

"Sou um piloto melhor. Posso pilotar o carro mais rápido do que quando pilotei a Renault [em 2007]. Aprendi muitas coisas - como trabalhar em equipe, como ajustar o carro, como pilotar. Acho que estou melhor em todas as áreas.

"Mas provavelmente não é uma diferença tão grande. Não é como a noite e o dia. Já na Renault, eu pilotava o carro muito bem, especialmente no final da temporada. Mas acho que aprendi coisas que eu trouxe para esta equipe que posso usar no futuro. E posso gerar melhores resultados."

Kovalainen diz que está empolgado com o desafio que enfrentará em desenvolver a Lotus no retorno da famosa marca à F1.

"Me sinto bem. Me sinto feliz. Me sinto relaxado. Me sinto muito motivado. E empolgado," ele disse. "Acho que é uma tarefa difícil, não há dúvidas sobre isso, mas gosto de desafios e de trabalho duro, e será muito interessante também.

"Na verdade, este longo intervalo entre temporadas tem sido bastante interessante, especialmente desde que entrei na Lotus, estou passando mais tempo com Mike [Gascoyne] e os caras aqui - vendo como tudo é arranjado. É algo para se fazer no inverno."

Apesar de alguns terem ficado surpresos com a decisão de Kovalainen de se juntar a uma equipe nova, o finlandês diz que a mudança era mais clara para ele do que se fosse para uma equipe estabelecida.

"Eu simplesmente senti que esta era a opção mais estável disponível para mim," ele disse. "As outras equipes ainda estavam ponderando quem seriam seus proprietários, quem seriam seus patrocinadores e quem pagaria as contas.

"É engraçado, mesmo sendo uma equipe nova eu me convenci após ter conhecido o Tony [Fernandes] e o Mike [Gascoyne]. Em primeiro lugar, eles têm o orçamento no lugar. Eles têm gente que vem para o time no final - serão pessoas atuais e não pessoas que já estão fora do paddock há um ou dois anos.

"Então, para mim, parecia que este era o lugar mais estável. Eu vi mais potencial nesta equipe comparando com as outras, e a longo prazo eu sinto que esta era a melhor opção para mim. Então muito rapidamente eu deixei as coisas muito claras em minha cabeça sobre para onde eu iria, e vamos ver até onde vamos."

Kovalainen não espera muito da performance do carro durante a primeira metade da temporada, mas acha que depois o progresso vai aparecer rapidamente.

"Acho que vai ser bastante difícil," ele disse quando perguntado sobre o potencial para o começo do ano. "Às vezes quando falo com Tony ele está muito empolgado e parece que vamos vencer a primeira corrida. Mas estou sendo mais realista e não quero aumentar as expectativas.

"Estou bastante confiante que quando o carro sair do escritório de design e construirmos o primeiro carro, dedos cruzados, teremos a sensação de que está bom, e razoavelmente confiável.

"Pode ser que não seja o carro mais rápido, mas deve ser bom. Vai ser algo intermediário, e talvez à frente de outras equipes novas, esperamos. Será um carro sólido - e esperamos que não pare a cada duas voltas no primeiro teste. Mas acho que o grande ponto de interrogação é a primeira corrida. Como funcionaremos como uma equipe de corrida? Como serão conduzidas as sessões? Como estão os garotos?

"Todos os garotos e todo mundo são pessoas atuais, mas ainda não há muito tempo para praticar pit-stops e pilotagem. Estamos tendo reuniões e vendo tudo durante todo o final de semana - e é por isso que estou passando bastante tempo aqui no início, para ter certeza que eu e todos possamos fazer o máximo possível no curto tempo que temos.

"Acho que será difícil, mas acho que podemos conseguir. Se pudermos passar bem pelos primeiros três ou quatro meses, então veremos grandes melhoras em termos de operações - e nos tornaremos mais sólidos. Em termos de desenvolvimento do carro durante a temporada, não sei como vamos ser, mas acho que podemos fazer alguma coisa e será um esforço sólido."

Kovalainen também quer que essa temporada mostre que a reputação que ganhou na McLaren na última temporada - de ser bom na classificação mas não em corridas - está errada.

Quando perguntado se ele concordava com o veredito da equipe, disse: "Não. Acho que sei as razões pelas quais as corridas não foram boas o suficiente – tenho quase 100% de certeza, talvez 95%. Mas não quero entrar muito nesse assunto.

"Nunca senti que meu ritmo nas corridas foi um problema em particular. No passado, foi na verdade uma das minhas áreas mais fortes.

"Na verdade, acho que durante as classificações quando estava na GP2 e no primeiro ano testando com a Renault, achava que podia ir melhor nas classificações, que poderia tirar mais proveito dos pneus novos. Mas durante as corridas eu sempre melhorava de posição e ficava cada vez mais à frente, então não pensei que era uma área que precisasse de atenção especial.

"Acho que pode ter parecido assim olhando de fora, mas eu sei o que estava acontecendo e quais eram as razões. É só o que eu preciso saber.

"As pessoas terão este tipo de teoria e eu preciso mostrar a elas que não é um problema, e este é provavelmente o foco principal neste ano. Me certificar que o ritmo de corridas está como deve ser, e que isto se reflita no papel - ao invés do que está acontecendo nos bastidores. Este é um dos principais objetivos deste ano, e é isto que eu tenho que fazer."

Fonte: Autosport
Tradução: Fran

Sem comentários: