
O campeão mundial de 2007 Kimi Räikkönen pode ter sugerido que ele pode voltar facilmente à F1 em qualquer momento que deseje, mas o vencedor de grandes prêmios britânico que se tornou estrela do BTCC (Campeonato de Carros Turismo Britânico) Johnny Herbert não está tão certo disso...
Kimi Räikkönen vai encontrar dificuldades em retornar à F1 se desejar em 2011 após sua performance sem brilho na maior parte de 2009 e a forma 'azeda' na qual ele se despediu da luta no final da temporada - este é o ponto de vista do antigo vencedor de grandes prêmios Johnny Herbert, refletindo na mudança do finlandês para disputar o Campeonato Mundial de Rali (WRC) este ano.
Após ser removido da Ferrari para dar caminho ao duplo campeão de F1 Fernando Alonso - e de receber uma soma compensatória de €17 milhões pelo problema, já que ele ainda tinha um ano em seu contrato com a Scuderia - Räikkönen manteve negociações com seu empregador de outrora, a McLaren Mercedes, mas não foi capaz de atingir um contrato satisfatório financeiramente com a equipe pela qual competiu no mais alto nível de 2002 a 2006.
Houve então uma breve agitação de interesse dos atuais duplos campeões mundiais, a Mercedes Grand Prix - anteriormente Brawn GP - mas antes que qualquer negociação séria pudesse acontecer, a decisão do campeão de 2007 já estava feita de forma irreversível e um contrato assinado com a equipe junior do mundial de rali patrocinada pela Red Bull, Citroën, para correr como companheiro de equipe de Sébastien Ogier no mesmo modelo de carro que o multi-campeão do WRC Sébastien Loeb.
O 18 vezes vencedor de grandes prêmios [Kimi] desde então teria dado a entender que ele poderia efetivamente retornar sem problemas para um carro de F1 a qualquer momento que quiser - e a Red Bull Racing tem sido debatida como um destino em potencial em 2011, após um ano de sabático do topo do esporte.
Contudo, tendo falhado em brilhar consistentemente desde o início de 2008 - salvo por uma breve reaparição do 'velho Kimi' após o acidente de Felipe Massa, seu companheiro de equipe na Ferrari, em Hungaroring, no verão passado - Herbert sugere que o nativo de Espoo de 30 anos está apenas se enganando.
"É uma pena para ele," o antigo vencedor de grandes prêmios britânico que se tornou estrela do BTCC disse à rádio Crash.net. "No fim do dia, acho que para Kimi dizer que ele terá um ano de rali e voltará em 2011 é um pouco difícil, porque ele partiu de maneira azeda.
"Felipe estava basicamente o superando o tempo todo e ele nunca mais parecia o antigo Kimi, com sua fagulha. Ele teve um meio de temporada boa desde o GP da Hungria quando ele terminou em segundo, e foi bem em Valencia e na Bélgica, então ele teve algumas boas corridas - mas no final, ele desapareceu de novo. Não sei muito sobre como estava a Ferrari, mas nunca mais vimos aquele brilho nele.
"Sair e depois tentar voltar é uma coisa muito difícil, porque sempre tem sangue novo chegando, e se esse sangue novo fizer as coisas certas na GP2 por exemplo, então eles vão tentar entrar. Temos pilotos jovens que já estão tentando se estabelecer, então é uma posição delicada porque as vagas que ele acha que existem podem não estar lá. Ele pode voltar e ter que ir para uma equipe mais baixa, o que não é o que ele quer.
"É uma pena, porque eu acho que ele ainda é um talento maravilhoso e é uma pessoa com um caráter atípico. Gosto muito dele; quando está em uma noite fora da situação de corrida ele é ótimo e não para de falar - ele fala-fala-fala-fala-fala - mas só o conhecemos como um cara quase tímido. Ele não gosta dos holofotes da mídia, é é por isso que vemos o Kimi que vemos - mas no fundo, existe um Kimi divertido e muito rápido ao mesmo tempo. Infelizmente, não vimos muito disso no ano passado, e eu acho que isso só dificulta suas chances de retornar.
"Acho que ele precisava ficar e superar isso e provar seu potencial mais uma vez para estar disponível e com a mente certa para 2011, ao invés de sair e ir para o rali e ver o que acontece. Não é uma conclusão precipitada dizer que ele não vai vencer o WRC de repente. Se ele vencer, isto vai ajudá-lo, mas vamos ver."
Mesmo com a ausência de Räikkönen no grid em 2010, Herbert prevê, assim como o dono dos direitos comerciais da F1 Bernie Ecclestone, uma campanha emocionante, que será uma temporada de 'derrubar queixos' com o retorno do lendário Michael Schumacher, a chegada de Alonso à Ferrari e a dupla de compatriotas e campeões mundiais mais recentes Jenson Button e Lewis Hamilton na McLaren Mercedes.
"A movimentação tem sido muito boa,"
reconheceu o piloto de 45 anos. "Vai ser uma temporada interessante, porque há muitos bons pilotos que se movimentaram em uma direção muito positiva. Eu acho e espero que será uma temporada melhor do que a do ano passado. Com a proibição do reabastecimento, as coisas vão mudar um pouco - não vamos ter mais pit-stops, só paradas para a troca de pneus. Haverá talento de verdade nos carros certos provavelmente ao mesmo tempo, e isso vai tornar a F1 muito empolgante neste ano eu acho. Estou ansioso, com certeza."Fonte: Crash.net
Agradecimento: Anelise
Tradução: Fran
Sem comentários:
Enviar um comentário