15 de dezembro de 2010

Webber ressalta aprendizado e afirma que "apertou botão de reiniciar"

Em entrevista à BBC, Mark Webber fez um balanço da temporada de 2010, lembrou que viveu um ano de aprendizado por ter andado na frente e reafirmou que jamais pensou em deixar a Red Bull

Mark Webber fez um balanço positivo de 2010, apesar de ter perdido o título mundial na última prova da temporada, o GP de Abu Dhabi, há pouco mais de um mês. O australiano da Red Bull conquistou quatro vitórias e cinco pole-positions, flertando com a taça de campeão em praticamente todo o ano, fechando em terceiro colocado, atrás somente do companheiro Sebastian Vettel e de Fernando Alonso.

Após a Red Bull evoluir consideravelmente na segunda metade de 2009, o Mundial deste ano serviu como aprendizado, segundo Webber, uma vez que foi a primeira vez que a equipe andou um Mundial completo nas primeiras posições. Já mirando a temporada de 2011, o oceânico falou que a ordem é recomeçar e demonstrou confiança em disputar o título.

“Várias coisas novas aconteceram neste ano para a equipe”, lembrou o piloto durante entrevista à BBC na última terça-feira (14). “Sebastian é agora campeão mundial, e eu preciso estar em posição onde posso tentar batê-lo quantas vezes puder. Da mesma forma com Jenson, Lewis e Fernando, todos os candidatos que estarão lá [brigando pelo título]”, comentou.

“O botão de reiniciar já foi apertado. Temos alguns novos regulamentos para alcançar o topo”, complementou Webber. Apesar da perda do título mundial nos Emirados Árabes, o representante da Red Bull exaltou o trabalho da escuderia.

“Estava claramente em posição de fazer algo muito, muito único, mas o conto de fadas não aconteceu. Mas há vários [pontos] positivos para mim para entrar em uma nova temporada. Tenho uma grande equipe à minha volta”, comentou o veterano de 34 anos.

O clima pesado que reinou nos boxes da Red Bull em algumas provas da temporada, como na Turquia e na Inglaterra, não foi suficiente para que Webber cogitasse deixar a equipe, como chegou a ser cogitado durante a temporada. “Jamais pensei em ir para outro lugar. Sabia que tinha de resolver as coisas lá. Como eu disse algumas vezes, a equipe e eu, nós aprendemos muito neste ano sobre como correr de maneira consistente na frente”.

A rivalidade com Vettel em 2010 fez Mark se lembrar de outras disputas entre companheiros de equipe no passado ao dizer que também nesse quesito, a Red Bull ainda está engatinhando na F1. “Ferrari e McLaren já tiveram suas lágrimas com dois pilotos competitivos, e não estou falando sobre Lewis e Fernando há alguns anos [2007]. A Ferrari está [disputando títulos] há 50 anos, e a Red Bull, há cinco minutos, então, aprendemos muito neste ano”, disse.

Webber também falou sobre o episódio em que escondeu da equipe uma fratura no ombro, consequência de um acidente sofrido quando andava de mountain-bike. O australiano reafirmou que sua decisão foi acertada e deixou a lesão fora do foco da mídia para evitar questionamentos durante a fase crucial do campeonato.

“Acho que, absolutamente, foi a coisa certa. Em um ambiente competitivo, é muito difícil, porque as pessoas tentam entender porque isso aconteceu, o que ele tem, o que ele está passando. As pessoas fariam muitas perguntas”, justificou.

Webber falou também que a lesão não atrapalhou em nada seu rendimento durante as corridas e negou que tenha ocorrido quebra de confiança na relação com Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, que admitiu a insatisfação com a atitude de seu piloto. “Quanto à equipe, estava nervoso se isso afetaria meu desempenho, mas então, eles teriam percebido e eu teria dito de qualquer maneira. Não é questão de confiança, não é uma quebra de confiança.”

Por fim, o oceânico preferiu não comentar sobre seu futuro após o encerramento do contrato com a Red Bull, no fim do ano, e reforçou sua posição de querer lutar novamente pelo título mundial. “No ano passado, correu tudo bem, e espero fazer o mesmo no ano que vem. Vamos ver o que acontece em 2012. O importante é terminar na frente. Não quero ser batido pelos caras, não acho que devo ser”.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: