12 de dezembro de 2010

Chefe da Ferrari comemora fim da proibição do jogo de equipe na F1

Stefano Domenicali disse que a regra que proibia o jogo de equipe na F1 era uma "hipocrisia sem tamanho", comemorando a exclusão do artigo do regulamento esportivo

Stefano Domenicali, chefe de equipe da Ferrari, comemorou a decisão da FIA – Federação Internacional de Automobilismo – de liberar o jogo de equipe na F1. O time foi punido com uma multa de US$ 100 mil pela entidade após pedir para Felipe Massa deixar Fernando Alonso passar e vencer o GP da Alemanha, disputado em Hockenheim, em julho deste ano.

A Ferrari pediu para a FIA reavaliar a regra que coibia essas táticas, considerando a proibição uma "hipocrisia sem tamanho". Após os acontecimentos da etapa alemã, a federação prometeu rever a regra. A confirmação do fim da proibição veio na última sexta-feira (10).

"Finalmente podemos dizer adeus a essa hipocrisia sem tamanho. Para nós, a F1 é um esporte de equipe e nós sempre defendemos esse ponto de vista", comentou o dirigente ao falar no Bologna Motor Show, evento de carros na cidade italiana.

Apesar de o artigo específico que tratava do jogo de equipe ter sido retirado do regulamento, a FIA ressaltou que ainda pode punir a atividade em casos que coloquem o esporte em segundo plano. Domenicali acredita que a nova interpretação das regras vai garantir uma condição mais igualitária à competição.

"O regulamento prevê alguns tópicos que previnem certas situações por elas serem geridas de forma extrema. Essa decisão é muito importante", finalizou.

A Ferrari já havia utilizado do jogo de equipe de forma descarada quando, em 2002, Rubens Barrichello abriu passagem para Michael Schumacher nos últimos metros do GP da Áustria, na pista de A1 Ring.


Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: