13 de dezembro de 2010

F1 continua com ex-pilotos como comissários de prova para 2011

A FIA vai seguir utilizando ex-pilotos da F1 como comissários de prova convidados na próxima temporada. A entidade também visa ampliar a política para outras categorias a partir de 2011

A temporada de 2010 da F1 marcou a adoção de ex-pilotos da categoria como comissários de prova convidados pela FIA. A medida fez tanto sucesso entre pilotos e dirigentes da categoria que a entidade vai manter a política para 2011 e pretende expandi-la para outros campeonatos.

Por iniciativa do presidente da FIA, Jean Todt, que assumiu a cadeira do órgão máximo do automobilismo mundial em substituição a Max Mosley no fim de 2009, os três comissários de prova de cada GP ganharam a companhia de experientes ex-pilotos que tinham como objetivo levar à mesa as ocorrências de corrida sob o ponto de vista de quem já participou de maneira competitiva da F1.

Durante a temporada, fizeram parte da junta de comissários da FIA pilotos que já faturaram o título da categoria, como Alain Prost, Emerson Fittipaldi, Damon Hill e Nigel Mansell, além de Johnny Herbert, Alexander Wurz, Tom Kristensen, Heinz-Harald Frentzen, Derek Warwick e o norte-americano Danny Sullivan.

Jenson Button aprovou a medida da entidade. “Ter um ex-piloto no júri é uma boa ideia. Eles sabem o que é certo e o que é errado; o que é seguro e o que está perto do limite”, comentou o piloto da McLaren em entrevista à revista da FIA.

Christian Horner, chefe de equipe da campeã mundial Red Bull, se uniu à opinião de Button e elogiou o papel dos ex-pilotos durante a temporada. “No meu ponto de vista, a ideia do piloto-comissário funcionou muito bem. A experiência deles acrescentou outra dimensão [à categoria] e agradou equipes e pilotos, é bom para a F1”, afirmou o britânico.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: