13 de dezembro de 2010

FIA será mais rigorosa com comportamento na pista

Entidade divulgou detalhes sobre atitudes antidesportivas que poderão ser punidas

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou que será mais rigorosa com relação ao comportamento dos pilotos em pista durante as corridas de F-1.

Após o encontro do Conselho Mundial, na última semana, quando foi divulgado que haveria revisões às condutas de pilotagem, a entidade revelou mais detalhes nesta segunda-feira. Segundo o comunicado, os comissários ficarão atentos a possíveis atitudes antidesportivas durante as disputas de posição.

"Manobras responsáveis por atrapalhar outros pilotos, como mudar de direção mais de uma vez para defender uma posição, deliberadamente espremendo um carro além da beira da pista ou alguma outra mudança anormal de direção, não são permitidas", diz o documento.

"Os pilotos devem usar a pista o tempo inteiro. Para evitar dúvidas, as linhas brancas definindo as beiradas serão consideradas partes da pista, mas as zebras, não. Um piloto será julgado por sair da pista se nenhuma parte do carro permanecer em contato com a mesma. Se um carro sair da pista por alguma razão, o piloto deve retornar. No entanto, isso deve ser feito quando for seguro e sem ganhar nenhuma vantagem."

Também foram divulgados mais detalhes sobre como os pilotos retardatários deverão proceder em caso de ceder passagem aos competidores mais velozes.

"Assim que um carro estiver prestes a ser retardatário durante a corrida, o piloto deve dar passagem na primeira oportunidade possível. Se o piloto que estiver sendo alcançado não deixar o mais veloz ultrapassar, as bandeiras azuis serão agitadas indicando que ele deve deixar o outro ultrapassar. Qualquer piloto que presumidamente estiver ignorando as bandeiras azuis serão reportados aos comisários de prova."

A FIA revelou que ultrapassagens na área dos boxes não serão permitidas em 2011.

"Qualquer carro que estiver indo em direção à saída do pitlane antes do começo de um treino ou qualquer carro que for pedido para parar na saída dos boxes durante o safety car deve formar uma fila na via rápida dos boxes e sair na mesma ordem, a menos que algum outro carro esteja demasiadamente atrasado."

Fonte: Tazio

Sem comentários: