22 de dezembro de 2010

Petrov anuncia permanência na Lotus Renault por mais duas temporadas

Vitaly Petrov anunciou nesta quarta-feira (22) em Moscou que seguirá como piloto titular da Lotus Renault por mais duas temporadas. O russo de 26 anos será novamente companheiro de equipe de Robert Kubica

Fim do mistério e das especulações. Depois de viver uma temporada de altos e baixos e de ter seu posto ameaçado na Renault, Vitaly Petrov confirmou sua permanência na equipe que agora se chama Lotus Renault por mais duas temporadas. O russo de 26 anos e 13º colocado no Mundial de Pilotos de 2010 com 27 pontos colocou um ponto final nos rumores que davam conta da ida de Adrian Sutil, Nick Heidfeld e até Kimi Raikkonen na escuderia. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (22) em Moscou.

Petrov não escondeu a satisfação com a renovação do vínculo com a Renault, agora, Lotus Renault. “Estou muito feliz por continuar com a equipe e orgulhoso por representar a Lotus Renault GP nas temporadas de 2011 e 2012”, declarou o russo, que demonstrou confiança em fazer uma temporada mais consistente depois do aprendizado no ano de estreia na F1.

“Aprendi muito sobre o esporte, os circuitos e sobre o carro neste ano. Isso vai me ajudar a melhorar ainda mais no futuro. Estou muito animado para trabalhar mais uma vez com essa equipe e estou confiante em poder corresponder. Em vários aspectos, 2010 foi de aprendizado. Já 2011 será para [melhorar] o desempenho. Hoje, me sinto preparado para encarar este desafio”, acrescentou Vitaly, que obteve como melhor resultado na temporada o quinto lugar no GP da Hungria, mas ganhou destaque no GP de Abu Dhabi, quando ofereceu resistência a Fernando Alonso, desempenhando papel decisivo na luta pelo título mundial, que acabou ficando com Sebastian Vettel.

Chefe de equipe da Lotus Renault, Eric Boullier espera que rendimento de Petrov no ano que vem seja parecido com o do companheiro Robert Kubica, um dos destaques da temporada de 2010, quando obteve a oitava colocação no Mundial.

“Estamos muito satisfeitos por confirmar que Vitaly estará conosco em 2011 e 2012. A equipe toda está trabalhando forte nos últimos meses para avançar em termos de competitividade, e ter uma dupla de pilotos consistente é crucial para alcançarmos nossos objetivos”, disse o francês. “Kubica foi referência em termos de velocidade e consistência, e temos certeza que Vitaly vai se aproximar do seu nível de desempenho no ano que vem”, emendou Boullier.

Gerard López, acionista majoritário da Lotus Renault, ressaltou o potencial de Petrov, vice-campeão da GP2 em 2009, e vê a permanência do russo na equipe nas próximas duas temporadas a chance de expandir o espaço da F1 no país, que vai receber uma prova da categoria a partir de 2014, na cidade turística de Sochi.

“Na última temporada, ele mostrou claramente seu potencial. Além disso, graças a Vitaly e a equipe, a Rússia está se abrindo à F1. Durante os últimos meses, nós estabelecemos relações estreitas com este país e com algumas de suas empresas mais fortes”, ressaltou o espanhol. “Estamos ansiosos para construir um relacionamento especial [com Petrov e a Rússia] e torna-lo um empreendimento bem-sucedido durante as próximas duas temporadas”, finalizou.

A confirmação de Vitaly na Lotus Renault reduz as vagas disponíveis no grid da F1 a apenas quatro. Oficialmente, ainda não foram anunciados os pilotos da Force India, embora Vitantonio Liuzzi e Adrian Sutil já tenham declarado que estão garantidos no time de Vijay Mallya.

Já a situação da Hispania é ainda mais complicada. Depois do fim da parceria técnica com a Toyota, a permanência da equipe espanhola na F1 é uma incógnita, apesar de Colin Kolles garantir que a HRT disputará normalmente a temporada de 2011. Apesar das especulações em torno do nome de Davide Valsecchi, a esquadra ibérica ainda não revelou quem vai guiar o sucessor do F110 no ano que vem.


Fonte: Warm Up

Sem comentários: