3 de dezembro de 2010

Badoer termina contrato com Ferrari após 12 anos como piloto de testes

Luca Badoer foi contratado pela Ferrari no fim da década de 90, quando ainda era piloto da Minardi. Desde então, o italiano completou mais de 130 mil km de testes só no circuito de Fiorano

O fim de 2010 marca o adeus de Luca Badoer à Ferrari. O piloto italiano, que vai completar 40 anos em 25 de janeiro do próximo ano, vai deixar a escuderia de Maranello após 12 anos de serviços prestados como piloto de testes. Segundo a revista italiana ‘Autosprint’, Luca acumulou mais de 130 mil km de testes com a Ferrari apenas em Fiorano, no circuito particular da equipe.

O substituto de Badoer na função de piloto de testes será o novato Jules Bianchi, que já estreou com a equipe nos testes coletivos com novatos em Abu Dhabi, em novembro. Também compõem o quadro de test-drivers da esquadra italiana Giancarlo Fisichella e Marc Gené.

Graças ao grave acidente sofrido por Felipe Massa em Hungaroring na temporada passada, Luca teve a oportunidade de guiar pela Ferrari em dois GPs, o da Europa, em Valência, e também na Bélgica, em Spa-Francorchamps. Entretanto, o veterano não correspondeu às expectativas da equipe e foi duramente criticado pela imprensa italiana, o que levou a equipe a contratar Giancarlo Fisichella para a conclusão do campeonato de 2009.

Com passagens pela Scuderia Italia, Minardi, Forti Corse e também pela Ferrari, Badoer participou de 58 GPs, sendo que em oito oportunidades não se classificou para a corrida. Seu melhor resultado foi justamente no ano de estreia, em 1993: sétimo lugar no GP de San Marino.

A despedida de Luca da Ferrari aconteceu durante o evento de fim de ano que a equipe organizou em Valência na última semana, quando pilotou novamente o F60, o mesmo modelo pelo qual correu as duas únicas provas pela Scuderia.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: