
Por muitos anos, Kimi Räikkönen fez seu pé de meia - e um ótimo por sinal - como um piloto de Fórmula 1. Agora ele é um piloto de rali. Esta é uma boa profissão para um jovem.
Devo perguntar ao Campeão Mundial de Fórmula 1 de 2007 uma coisa: a mãe de meu amigo é motorista de ônibus. Ela prefere as estradas secundárias tortuosas do subúrbio de Teisko, em Tampere, a autoestradas. Você compartilha de seus sentimentos?
"Na verdade, não. No rali há estradas maiores e menores. É um pouquinho diferente," sorri Räikkönen numa sala de conferências de um hotel na Lapônia.
Na quinta-feira da semana passada, Räikkönen teve uma coletiva de imprensa na cidade de Rovaniemi, no norte, onde ele estava prestes a participar do 45º Rali Ártico da Lapônia como um piloto da Citroën WRC. Por nove anos, Räikkönen foi um piloto de Fórmula 1, vencendo o Campeonato Mundial de F1 em 2007, e vários grandes prêmios com as glamurosas McLaren e Ferrari. No início do ano, a revista Red Bulletin perguntou para Räikkönen se havia um momento que ele valorizava acima de todos.
"Na F1, toda volta é mais ou menos a mesma coisa. É mais difícil se chove, senão logo se torna uma rotina. No rali, cada curva ou colina pode ser diferente do que você esperava. A maior diversão que tive em anos recentes foi brincar com amigos em snow-scooters, por exemplo. Eu acho difícil escolher um momento só dos últimos nove anos," foi a resposta completa de Räikkönen à publicação de seu patrocinador atual [a Red Bull].
Räikkönen é como o filho pródigo, que finalmente retornou da selva de concreto à floresta. No rali, a atmosfera é relaxada e amistosa. Até mesmo a combinação de tênis de skatista, moletom com capuz e um boné de baseball, os favoritos de Räikkönen, são mais para o lado dos bem-vestidos do que dos mal-vestidos. Agora com 30 anos, Räikkönen disse que graças ao rali, ele está encontrando um pouco do jovem e faminto Kimi dentro de si novamente.
Tendo dito isto, Räikkönen ainda pode retornar ao circo da Fórmula 1 no futuro.
"Não tenho contrato de qualquer tipo em qualquer direção para a temporada a seguir desta. Tenho um longo ano à frente. Não há como saber o que vai acontecer," diz Räikkönen.
Räikkönen gosta de hockey no gelo. O tabloide Itahlehti recentemente publicou que Räikkönen estaria interessado em comprar uma equipe de passado glorioso que está atualmente no último lugar da SM-Liiga, a principal divisão da liga finlandesa de hockey no gelo. Räikkönen ardorosamente nega os boatos. "É claro que conheço pessoas de lá," ele admite, mas os boatos são boatos e nada mais. Mas você comprou um quadriciclo para seus sobrinhos. Esta não seria a hora de gastar um pouco e se dar de presente a lendária equipe de hockey Tampere Ilves? "Não é uma boa ideia para mim. É um bom hobby, mas não entrei em contato com ninguém sobre isso."
Räikkönen é um superastro. Esta vez, contudo, ele sabe perfeitamente bem que não está correndo pela vitória, pois ainda tem muito a aprender. Räikkönen está agora apenas conhecendo o que é um novo mundo para ele.
"Não estou nervoso na verdade. Será bom pilotar. Será um fluxo de coisas novas. Mas quando você compete pela primeira vez e imediatamente você tem que ser rápido... bem, este é o problema. Como conseguirei isso quando não corri tantos ralis ainda?"
Não foi tão mal. Räikkönen fez uma excursão em um banco de neve que tirou suas chances de terminar entre os líderes no Rali Ártico da Lapônia, mas seus tempos foram bastante promissores. Ele vai participar no Rali da Suécia, primeira etapa do WRC, entre 11 e 14 de fevereiro.
Fonte: Helsingin Sanomat
Agradecimentos: sleenS2S @Planet-F1 Forum, Anelise
Tradução: Fran
Sem comentários:
Enviar um comentário