27 de janeiro de 2011

Vettel renova com Red Bull até 2012 se fechar Mundial no top-3, diz revista

Segundo a revista ‘Speedweek’, de propriedade da Red Bull, Sebastian Vettel terá seu contrato automaticamente renovado com a equipe até 2012 caso termine o Mundial deste ano no top-3

Apontado como um dos alvos da Ferrari para o futuro, Sebastian Vettel tem contrato com a Red Bull até o fim da temporada deste ano, mas seu vínculo com a escuderia rubrotaurina pode ser automaticamente renovado até o fim de 2012. Basta que o alemão termine o Mundial de 2011 entre os três primeiros. Quem garante é a revista ‘Speedweek’, de propriedade da empresa de bebidas energéticas.

A informação foi confirmada pelo consultor da Red Bull, Helmut Marko, que afirmou. “Nós não vamos deixar um piloto de ponta sair.”

Vettel teve praticamente toda sua carreira apoiada pela Red Bull. Apesar de ter feito sua estreia na F1 pela BMW no GP dos Estados Unidos de 2007, o alemão seguiu carreira na empresa dos energéticos substituindo Scott Speed como titular na Toro Rosso no mesmo ano. Depois de uma temporada vitoriosa em 2008, com direito a uma vitória histórica em Monza, Sebastian foi promovido à equipe principal na temporada seguinte.

Ainda em 2009, Vettel teve seu contrato renovado com a Red Bull até o fim de 2011, com opção de renovação por mais um ano. O atual campeão mundial de F1 foi sondado para renovar com a equipe austríaca até 2015, ao mesmo tempo em que despertou o interesse da Ferrari e também da Mercedes, de acordo com a publicação.

Marko entende que uma possível transferência do alemão para a Ferrari é improvável, pelo menos até o fim de 2013, quando termina o contrato de Fernando Alonso. “Ele não vai mudar [de equipe] enquanto Alonso estiver lá. É uma coisa natural que um piloto sonhe com a Ferrari e a Ferrari olhe para um grande piloto como é Sebastian. Mas apesar da lenda que é a Ferrari, Sebastian não vai nos deixar”, comentou o dirigente.

Por conta do interesse das rivais, a Red Bull planeja aumentar consideravelmente o salário de Vettel para mantê-lo na equipe. O campeão do mundo recebe, segundo a revista, cerca de € 8 milhões R$ 18 milhões , mas deve ter a quantia aumentada entre 40% e 60%, além de bônus em dinheiro durante a temporada, o que praticamente dobraria a quantia recebida até o Mundial de 2010.

Enquanto a Red Bull tem um projeto de longo prazo para Vettel, seu companheiro Mark Webber deve fazer sua última temporada pela equipe taurina em 2011. O australiano renovou o contrato com a escuderia até o fim deste ano, antes das polêmicas com o alemão no fim de semana do GP da Inglaterra de 2010. Marko declarou que a disputa interna na Red Bull jamais aconteceria se Sebastian não tivesse enfrentado tantos problemas no início do campeonato. “Sem os 66 pontos que ele perdeu por conta de problemas técnicos, o impasse com Webber jamais teria ocorrido”, declarou Helmut em entrevista à revista germânica 'Sport Bild'.

Por fim, o consultor da Red Bull deixou claro que apesar da liberação das ordens de equipe na F1, sua equipe seguirá com a política igualitária e não vai intervir na disputa entre Vettel e Webber. “Não vamos usá-las, porque o aspecto esportivo deve ser o principal foco da F1”, encerrou o austríaco.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: