3 de janeiro de 2011

Domenicali admite que pensou em demissão após Ferrari perder título

Stefano Domenicali afirmou ao jornal 'La Repubblica' que pensou em deixar o cargo de chefe de equipe da Ferrari após o erro da equipe em Abu Dhabi, que custou o título de Fernando Alonso

A perda do título de 2010 para a Red Bull foi um duro golpe para a Ferrari, tanto que Stefano Domenicali pensou até em deixar o comando da equipe. O italiano falou ao jornal ‘La Repubblica’ sobre o impacto do erro de estratégia na última corrida do ano, em Abu Dhabi, sobre Maranello e a expectativa para o Mundial de 2011.

“Queria saber se estava certo ou não ficar”, disse Domenicali ao comentar a provável demissão. “Parecia uma reflexão obrigatória e responsável. Mas cheguei à conclusão de que a demissão seria um erro”, avaliou.

“Conheço a equipe e acho que sou a pessoa certa para colher tudo o que plantamos nos últimos meses. Do ponto de vista metodológico em Maranello, mudamos praticamente tudo, e tenho certeza de que em breve vamos ver os resultados do trabalho árduo”, frisou o dirigente.

Na decisão do título, o pit-stop prematuro de Fernando Alonso em Marina de Yas fez com que o piloto ficasse preso atrás de Vitaly Petrov. Enquanto isso, Sebastian Vettel seguia firme na ponta, não tendo dificuldades para vencer e conquistar o seu primeiro Mundial. “O erro atingiu uma magnitude enorme. Produziu um efeito devastador. Mas em uma corrida normal, seria um erro normal.”

“Agora, você não deve abandonar tudo, até as coisas boas, por causa desse erro. Nós vamos fazer mudanças, vamos anunciá-las em breve [com a probabilidade de Pat Fry, ex-McLaren, integrar a equipe na mureta dos boxes].”

Apesar do golpe, Domenicali destacou os pontos positivos da temporada, tais como o poder de recuperação que a equipe demonstrou a partir da segunda metade do campeonato. “As coisas positivas foram praticamente três: a confiabilidade; o comando da equipe e o aspecto psicológico de uma equipe que nunca abaixou a cabeça; e também o grupo de mecânicos, que é muito melhor. As coisas negativas foram principalmente duas: o carro, mais lento que a Red Bull, e o erro de Abu Dhabi.”

Sobre a rival austríaca, Stefano destacou a vantagem de 0s4 que o RB6 levava sobre a F10 nas classificações, frisando que a Ferrari precisa recuperar essa diferença já no primeiro fim de semana da temporada 2011. “2010 foi um mundial disputado. O de 2011 será ainda mais. Porque, além da Red Bull, que parte como favorita, terá a volta da grande McLaren, e (Lewis) Hamilton é um piloto excepcional. Espero que a Mercedes tenha investido muito para fazer uma temporada como aquela última [quando era Brawn].”

“A estratégia será importante. Mas no geral, será importante trabalhar em grupo. O problema real é que hoje não há uma figura técnica de referência. O único showman é Adrian Newey. De resto, em todos os níveis, há equipes coordenadas por boas pessoas. Então, acho que o verdadeiro desafio é a formação de pessoas e grupos. Só então você vencerá, só então se abrirá um novo ciclo”, encerrou Domenicali.

Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: