20 de janeiro de 2011

Prefeito de Roma deixa GP de F1 de lado e mira Jogos Olímpicos de 2020

Gianni Alemanno, prefeito de Roma, declarou ao diário italiano ‘La Repubblica’ que está focado na conquista da sede dos Jogos Olímpicos de 2020, praticamente descartando um GP de F1 na ‘Cidade Eterna’

Depois de Bernie Ecclestone descartar um GP de F1 em Roma, Gianni Alemanno, prefeito da capital italiana, praticamente sepultou de vez os planos do promotor Maurizio Flammini de realizar uma etapa da categoria, que já tinha até data marcada 25 de agosto de 2013. O político planeja liderar a candidatura da ‘Cidade Eterna’ à sede dos Jogos Olímpicos de 2020, 60 anos depois que Roma sediou o evento pela primeira e única vez.

Em entrevista ao diário italiano ‘La Repubblica’, Alemanno afirmou que vai agir de acordo com a vontade de seu país. “O caminho não está completamente fechado [para a F1], mas os interesses da nossa cidade têm de ser compatíveis com os [interesses] nacionais”, disse o prefeito, que frisou também que convocará uma entrevista coletiva nos próximos dias para abordar o assunto F1.

O político vê a conquista da sede dos Jogos Olímpicos de 2020 como algo bem mais plausível que Roma como palco de um GP de F1, levando em conta a oposição, tanto de Ecclestone, como de moradores e trabalhadores do distrito de EUR — Esposizione Universale Roma —, e até mesmo da Ferrari, equipe-símbolo da Itália. “Roma terá um compromisso mais ativo quanto aos Jogos Olímpicos de 2020, que é um alvo não apenas ambicioso, mas possível.”

Alemmano reconhece que Monza tem mais peso na F1 e mesmo tentando uma negociação com políticos da região, teve de praticamente colocar fim às negociações para abrigar um GP na capital italiana.

“Nós sempre mantivemos contato com o prefeito de Monza, com os ministros no norte [da Itália] e com todos da região da Lombardia. Tenho de dizer que nós nunca alcançamos um grande diálogo, mesmo quando foi proposta uma escolha entre Monza e Roma, então, tivemos de recuar”, finalizou o prefeito.

Fonte: Warm Up

Sem comentários: