A Lotus apresentou o T128, carro com que vai disputar a F1 em 2011, por meio de sua revista online, a Team Lotus Notes
Saiu de uma maneira inovadora. Por meio de sua revista online, a Team Lotus Notes, a Lotus lançou o T128, carro com que vai disputar a temporada 2011 da F1, a sua segunda sob o comando de Tony Fernandes.
O carro mantém a pintura verde e amarela do ano passado, já que a querela jurídica com a Lotus Renault fez com que o time desistisse do preto e amarelo.
Um detalhe importante foi a mudança do nome do carro, programado para que se chamasse TL11 — referência às iniciais de Team Lotus e à temporada deste ano. Fernandes, dono e chefe da equipe, deu uma explicação escorregadia por meio de sua conta no Twitter. "Estamos dando continuidade à história. Somos uma nova dinastia, mas a tradição continua."
Logo de cara, chama a atenção o perfil mais baixo do bico do carro. Se o T127 tinha uma dianteira reta e alta, agora a peça apresenta um declive acentuado.
Outra modificação está na tampa do motor, em solução muito semelhante àquela encontrada pela Mercedes ao longo de 2010: um topo mais estreito e com linhas bem retas.
Há, ainda, entradas de ar bastante agressivas, numa demonstração não isolada de que os aerodinamicistas da equipe romperam com o conservadorismo do carro de 2010.
Diretor-técnico da equipe, Mike Gascoyne mostrou muita confiança em ser páreo para as rivais do meio do grid. "Acho que, basicamente, este carro parece um carro de ponta em todas as áreas. Dissemos claramente que queremos começar a desafiar as equipes já estabelecidas, e acho que isso é muito possível de atingir", falou.
Fernandes manifestou alívio em parar de dar declarações apenas sobre a disputa nos tribunais contra a Lotus Renault pelo nome do time fundado por Colin Chapman nos anos 1960. "Houve muita concentração nas coisas de fora da pista. É emocionante poder voltar a falar de corridas", afirmou o empresário malaio.
"O lançamento do T128 é um grande passo à frente para a Lotus. Quero agradecer a todo o time pelo trabalho duro que foi feito no carro. Agradeço também à Renault e à Red Bull Technology [fabricante do câmbio da Lotus] pelo imenso apoio em nos ajudar a dar esse passo e por serem grandes parceiros", finalizou Tony.
Fonte: Grande Prêmio
31 de janeiro de 2011
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