5 de abril de 2011

Massa preocupado com excesso de ultrapassagens

Acionamento da asa móvel nas duas retas de Sepang pode facilitar demais a vida dos pilotos

Em se tratando de Fórmula 1, ouvir alguém dizer que está preocupado com o "excesso de ultrapassagens" é no mínimo curioso. Ultrapassagens não têm sido o forte da era atual.

Mas foi exatamente o que o brasileiro Felipe Massa fez ao comentar, em seu blog no site da Ferrari, o uso da asa móvel no GP da Malásia.

A FIA ainda não anunciou em quais setores da pista de Sepang o dispositivo poderá ser acionado e Massa justificou sua preocupação: "Pessoalmente, eu não tenho certeza se permitir o uso nas duas retas é a melhor opção porque eu acho que isso pode fazer com que ultrapassar seja fácil demais. Você tem que encontrar o equilíbrio entre dar chances de ultrapassagem e ter isso acontecendo em excesso".

"Em Sepang, uma reta se segue à outra e, se você estiver mais rápido que o carro da frente, pode nem tentar passá-lo na primeira reta, preocupando-se apenas em se aproximar o máximo possível para fazer a manobra na reta seguinte", completou.

Massa falou novamente sobre o descontentamento da Ferrari com o resultado na abertura da temporada, na Austrália, e frisou que as condições da Malásia são tão diferentes de Albert Park que certamente o desempenho será diferente.

Há preocupação também com o desempenho do carro com pneus de chuva: "É bem provável que tenhamos aquelas chuvas de fim de tarde e eu só testei um dia com os novos pneus na chuva, ou seja, não tenho como prever exatamente o comportamento dos pneus nestas condições", disse Massa. E completou: "O segredo em Sepang é estar pronto para tudo".

O ferrarista disse ainda que gostaria muito de poder ter um bom resultado no GP da Malásia para que pudesse dedicá-lo a Gustavo Sondermann, morto em acidente durante a etapa da Copa Montana no domingo.


Fonte: Tazio

Sem comentários: