17 de abril de 2011

Hamilton afirma que tática para vitória começou no treino classificatório

Lewis Hamilton destacou a importância dos pneus durante o GP da China, deste domingo, e afirmou que o trabalho de preservação dos compostos começou já no treino classificatório

Lewis Hamilton comemorou bastante a vitória no GP da China, neste domingo (17). Com o triunfo em Xangai, o piloto da McLaren encerrou um jejum que durava desde o GP da Bélgica da temporada passada sem chegar em primeiro. Por conta de todo esse tempo sem conquistas, o inglês declarou que já estava com saudade das comemorações destinadas ao vencedor de um GP.

“Eu estou muito contente. Eu me sinto como se fizesse muito que eu não estava nessa posição. Eu estou orgulhoso e agradecido por todo o trabalho duro que fiz. Eu vou continuar a acelerar para repetir isso”, disse.

Para conquistar a vitória, Hamilton explicou que o trabalho começou a ser feito ainda no sábado, quando a McLaren optou por uma tática conservadora no treino classificatório para poder poupar os pneus para a corrida.

“Eu acho que a estratégia que adotamos desde o treino definitivamente ajudou. Os nossos pneus macios estavam mais novos e duraram um pouco mais que os dos pilotos na frente. E eu penso que as coisas vieram juntas: as paradas foram fantásticas, a equipe está se esforçando para melhorar e o carro se comportou bem”, analisou.

Entretanto, o campeão da temporada 2008 da F1 acrescentou que o trabalho feito nos compostos da Pirelli não terminou no sábado. Durante a corrida, também foi necessário preservar a borracha. “Eu estava tentando cuidar dos meus pneus e ainda conseguir ritmo. Os pilotos na minha frente tiveram que fazer várias ultrapassagens”, comentou.

Com os pneus em bom estado, Hamilton pôde comemorar o bom ritmo do carro da McLaren durante a etapa chinesa. “Sinal de positivo para o pessoal da fábrica, que colocou o coração na construção do que foi este carro durante todo o final de semana. Ele foi incrível”, agradeceu à equipe.

Só que antes mesmo de a corrida começar, quase que o piloto da McLaren não teve a chance de ver o trabalho dar resultado. Isso porque um vazamento de combustível no MP4/26, instantes antes do fechamento dos boxes antes do começo da prova, quase forçou o inglês a largar do pit-lane. No entanto, a McLaren conseguiu montar o carro a tempo de liberá-lo à pista.

Sobre o dramático episódio, Hamilton disse que, concentrado na corrida, não se envolveu com o que estava acontecendo. “Eu não me lembro de ter ficado preocupado. Eu não tenho certeza do que se passou, mas nós tiramos várias peças da carenagem. Nós sabíamos que tínhamos seis minutos restantes e, então, com dois minutos felizmente tudo deu certo rapidamente”, contou.

O piloto, porém, revelou que sabendo do problema tentou passar tranquilidade à equipe para que os mecânicos não se sentissem pressionados. “Mas é claro que para mim o importante era ficar o mais calmo possível, já que isso refletia no comportamento do time na garagem. Eles liberaram o carro a tempo, o que é o mais importante”, afirmou.

Quanto ao GP da China como um todo, Lewis Hamilton comemorou a vitória e destacou que a McLaren está se esforçando para se aproximar de Sebastian Vettel. “Eu penso que, obviamente, ainda temos um longo caminho pela frente. Nós estamos trabalhando duro para diminuir a diferença para a Red Bull. No ritmo de corrida, estamos parecidos, mas no treino classificatório ainda temos muito trabalho a fazer”, concluiu.


Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: