1 de março de 2011

Vettel e Sutil exibem preocupação com rápido desgaste dos pneus Pirelli

Sebastian Vettel previu que por conta do rápido desgaste dos novos pneus da Pirelli, os carros podem ser mais de 10s mais lentos que o normal, enquanto Adrian Sutil apostou em várias trocas de pneus durante uma corrida

O desgaste acentuado dos novos pneus da Pirelli, percebido nos primeiros testes da pré-temporada da F1 em fevereiro, na Espanha tem preocupado muitos pilotos da categoria. O coro de insatisfação com os compostos italianos foi reforçado por Sebastian Vettel e Adrian Sutil, faltando menos de um mês para a abertura da temporada de 2011 em Melbourne, na Austrália.

“O problema é que eles se desgastam muito rapidamente”, observou o atual campeão mundial em entrevista à emissora austríaca de TV Servus. “Por volta da volta 16 ou 17, eles já estão caindo aos pedaços”, acrescentou o alemão, apostando que o desempenho dos carros pode cair para 10s ou mais por conta do desgaste dos novos pneus durante uma corrida.

Questionado pela emissora se algum piloto com estilo mais conservador, como Jenson Button, poderia ser beneficiado pela degradação apresentada pela Pirelli, Sebastian discordou. “O problema é que após um determinando número de voltas, o pneu está detonado, não importa o que o piloto faça”, advertiu o piloto da Red Bull.

Compatriota de Vettel, Adrian Sutil reforçou o discurso do atual campeão mundial de F1 e disse à revista local ‘Auto Motor und Sport’ que quando os compostos italianos se desgastam, “é como estar em um carro de turismo, ou é como estar com pneus intermediários”, criticou o piloto da Force India. “Provavelmente teremos todos de trocar pneus ao mesmo tempo, e por muitas vezes”, previu.

O germânico, filho de uruguaios, acredita também que o desgaste acentuado dos pneus da Pirelli deve fazer dos treinos livres mera formalidade já que em seu ponto de vista, os pilotos devem ter menos tempo de pista, por conta da restrição de uso dos jogos de pneus. O limite estabelecido pela categoria é de 14 jogos de pneus para pista seca, sendo que quatro são utilizados na sexta-feira, e os outros dez, para o restante do fim de semana. “Depois que os pneus estão destruídos, você não pode testar coisa alguma”, finalizou.


Fonte: Warm Up

Sem comentários: