29 de março de 2011

Alonso admite decepção, mas diz que corrida na Austrália "não foi desastre"

Apesar da quarta colocação conquistada no GP da Austrália, Fernando Alonso acredita que não tem motivos para se preocupar. O piloto da Ferrari disse que a surpresa positiva em Albert Park foi o comportamento dos pneus da Pirelli

Fernando Alonso não escondeu a decepção com o quarto lugar conquistado no GP da Austrália, prova que abriu o Mundial de F1 em 2011 no último domingo (27). O piloto da Ferrari foi superado pelo favorito Sebastian Vettel, seguido por Lewis Hamilton e pelo surpreendente Vitaly Petrov. Entretanto, o espanhol de 29 anos se mostrou tranquilo, já que é começo de temporada, e apesar de ter ficado de fora do pódio, não vê o resultado em Albert Park como um desastre.

“Não foi o começo que todos nós queríamos, mas não é nada para se preocupar”, falou o asturiano, citando a média de pontos obtida por Vettel em 2010, 13,47. “Eu já disse isso na pista: 12 pontos não é muito inferior à média do campeão do mundo no ano passado, e dois candidatos ao título terminaram atrás de mim”, completou, deixando claro que não vê seu companheiro de Ferrari, Felipe Massa, como adversário no campeonato.

“No geral, o GP da Austrália não pode ser definido como desastroso. Certamente, na classificação, nós estivemos muito longe da Red Bull e longe da McLaren de Hamilton, mas na corrida, a situação melhorou, talvez não em comparação com Vettel, mas certamente contra os outros”, avaliou Alonso, que definiu o começo da prova como o momento-chave em Melbourne.

“A largada foi uma lástima: se eu não tivesse me encontrado em nono lugar no começo da primeira volta, eu teria condições de lutar para terminar nos dois últimos degraus do pódio”, acreditou o asturiano.

Ainda que a Ferrari tivesse exibido sempre um rendimento consistente na pré-temporada, co muita confiabilidade e, consequentemente, sem quebras, o piloto repetia o discurso de que a realidade seria vista mesmo na Austrália, já que os testes não serviam como referência.

Justamente pela falta de referência, Fernando não se surpreendeu com o resultado final na primeira etapa do ano. “Para mim, não houve grandes surpresas, particularmente porque eu não cheguei a Melbourne com uma ideia clara de como o grid seria definido. A partir dos testes, especialmente nesse ano, foi difícil ter uma imagem realista da situação".

“A única surpresa positiva foi o comportamento dos pneus da Pirelli, que pelo menos em Albert Park, mostrou menos desgaste do que o que vimos nos testes”, complementou o piloto, que assim como a maioria dos outros pilotos, esperava mais pit-stops no circuito australiano, que não aconteceram justamente por conta da maior durabilidade exibida pelos compostos da fornecedora italiana.

O piloto da Ferrari preferiu não comentar sobre sua expectativa para a próxima etapa do Mundial, mas aposta em uma dinâmica diferente para a corrida que será realizada em duas semanas, por conta das características da pista e das altas temperaturas na Malásia, que pode ser determinante para o funcionamento dos pneus. “Vamos ver como as coisas serão na Malásia em Sepang, uma pista que é muito diferente do semicircuito de rua de Albert Park”, encerrou o bicampeão mundial de F1.


Fonte: Warm Up

Sem comentários: