25 de novembro de 2009

Top 5 de pilotos da temporada de 2009 - por James Allen

Em seu blog sobre Fórmula 1, James Allen fez um balanço da temporada 2009. Após análise de resultados e comentários de fãs da internet, aqui estão os seus escolhidos, juntamente com uma breve explicação:

1. Jenson Button - Para mim, era entre ele, Hamilton e Vettel para os três melhores. Lembro de dizer a Button, com 19 anos na época em Macau, que F1 era sobre "consistência em um nível alto" e tive que dar a Button a primeira posição porque ele demonstrou isto neste ano (na maior parte do tempo!), marcando pontos em todas as corridas com exceção de uma. Ele venceu seis corridas das sete primeiras no início do ano, o que deu uma vantagem enorme com o difusor duplo já no início, não dando oportunidade a sorte. Ele também teve que fazer ultrapassagens ousadas em seu caminho. Diferente de Vettel, ele não cometeu grandes erros que custassem muito nas corridas, e diferente de Hamilton ele teve que lidar com a pressão constante da luta pelo título. A maior parte de seus problemas na segunda metade da temporada estiveram em sua mente e o afetaram principalmente nas classificações, mas ele ainda conseguiu render no dia da corrida e marcar pontos. Muitos de seus problemas, contudo, tiveram a ver com a maneira que o carro se desenvolveu (ou não se desenvolveu!).

2. Lewis Hamilton - Hamilton fez milagres em um carro que estava a 2.5 segundos da liderança no início do ano e mesmo após de um pacote de atualização que alterou o carro a partir da Alemanha. Ainda assim, com o carro fora do ritmo em relação a Red Bull e a Brawn, ele conseguiu extrair dele duas vitórias e quatro pole positions. Mesmo no início da temporada ele foi quarto na Austrália e no Bahrain, em um carro horrível de assistir das arquibancadas. Ele danificou sua imagem com o escândalo das mentiras em Melbourne, mas acho que ele emergiu de um ano difícil como um piloto muito melhor, mais humilde e mais maduro do que em 2008.


3. Sebastian Vettel - Posso garantir a vocês que não tem um pingo de favorecimento nacional em minha escolha dos dois melhores. Eles apenas fizeram um trabalho mais completo e esta foi a diferença. Vettel foi extraordinário neste ano, as boas coisas que ele fez foram tão boas como as que fizeram Button e Hamilton e tenho certeza que o motivo pelo qual os diretores das equipes o colocaram em primeiro lugar foi porque ele é tão empolgante para a F1. Suas quatro vitórias foram sensacionais, principalmente na China e em Silverstone. Ele ainda está um pouco cru, ainda não está no topo em relação a manutenção dos pneus e cometeu um número de erros caros que o custaram o campeonato. Mas ele é um talento empolgante e uma pessoa fantástica. Se ele continuar a amadurecer como ele tem feito nas duas últimas temporadas, ele vai se firmar na liga principal do esporte.


4. Mark Webber - O Australiano teve sem dúvida sua melhor temporada na F1, conseguindo a pole que misteriosamente tinha escapado dele, e também duas vitórias que merecia há tempos. Ele foi imbatível na Alemanha e controlou o Brasil. O motivo por ele estar no meu top cinco é porque na maior parte do tempo ele fez juz a seu carro. Vettel foi mais rápido, o vencendo em 10-7 nos treinos de classificação, o que não é tão dominante como as pessoas imaginam. Houveram também diversas corridas nas quais ele começou atrás de Vettel, mas bateu seu companheiro de equipe no final. As pessoas também esquecem do fato que ele não estava pronto nos primeiros meses da temporada depois de ter quebrado uma perna e um ombro. Ele me lembrou de Nigel Mansell em alguns momentos neste ano. Por outro lado, ele não foi tão brilhante no final da temporada, mas todos os outros competindo pela quarta e quinta posição de minha lista foram mais inconstantes.


5. Kimi Räikkönen - Esta foi uma escolha incrivelmente difícil. Haviam muitos candidatos; Massa estava melhor que Kimi antes de seu acidente, mas não completou a temporada; Alonso foi bem com um carro ruim, mas nada miraculoso e seus companheiros de equipe não dão margem para comparação; Barrichello teve alguns grandes dias, mas foi facilmente batido por Button quando o seu carro era dos melhores do grid; Rosberg foi fantástico até a metade da temporada; Kubica teve alguns dias milagrosos, mas outros no qual foi batido por Heidfeld. Então Räikkönen ganha o meu aval. As pessoas dizem que ele teve um início de temporada fraco, mas ele foi impressionante em Bahrain e Mônaco. Mas suas performances depois de julho em um carro que a Ferrari parou de desenvolver foram surpreendentes. Mesmo os engenheiros da Ferrari não conseguem compreender totalmente como ele conseguiu ganhar alguns dos pódios que ele conseguiu com a performance de seu carro comparado a oposição. Ele sentiu o cheiro da vitória em Spa, e conseguiu, segurando um carro da Force India que era claramente mais rápido. Perdeu em consistência, mas ganhou em conquistas milagrosas.

Fonte: blog de James Allen
Tradução: Fran
Agradecimento: Anelise

2 comentários:

Anelise disse...

Valeu amiga!!!!!!
Agora tu concorda com esse TOP 5 ???
Sei lá né ...

Fran disse...

Não mesmo! Hahahaha!!
Pra mim, eu colocaria: 1. Sebastian Vettel
2. Kimi Räikkönen
3. Lewis Hamilton
4. Jenson Button
5. Fernando Alonso

Mas vai entender! Claro que as opiniões são de cada um, mas se levarmos em consideração a relação piloto/carro...