17 de novembro de 2009

O problema de Kimi Räikkönen

É hora para Räikkonen roer as unhas...


Existem alguns pilotos na briga na situação atual entre McLaren e Brawn. Há três vagas ainda não confirmadas e quatro pilotos para preenche-las.

As atenções no momento poe em foco Jenson Button, com alguns comentaristas prevendo que ele está iminentemente próximo de assinar um contrato de três anos por 6 milhões de libras com a McLaren, deixando o time com o qual ele teve ligações profundas por sete anos.

Nico Rosberg está envolvido, porém sua posição é clara; ele já assinou um contrato com a Brawn, que foi comprada pela Mercedes e será renomeada a equipe que disputará a temporada no ano que vem. O time o tem monitorado de perto e gostaram suficientemente de sua performance neste ano para contrata-lo. Nick Heidfeld está falando com os dois times e espera que um espaço venha a ser aberto entre eles.

E isto deixa de fora Kimi Räikkönen, o grande enigma da Fórmula 1. É bastante claro através da leitura dos muitos comentários neste site que Räikkönen tem um grande número de fãs. As pessoas gostam de seu estilo descomplicado, que não dá atenção à mídia e seu talento puro. Muitos fãs desconfiam da mídia e de suas segundas intenções em suas reportagens e gostam do fato que Räikkönen não gosta de alimenta-la.

Mas muitos fãs de Räikkönen estão ainda perplexos em relação a como ele pode ter deixado a situação ter chego a este ponto, quando há apenas dois anos ele era o campeão mundial com a Ferrari e agora ele está realmente ameaçado de ser descartado da F1.

Vamos olhar primeiro do lado contratual. Ele tinha um contrato de três anos com a Ferrari, que tinha uma cláusula opcional para 2010. Esta opção foi renovada no final de 2008, apesar de Räikkönen ter tido, por seus padrões, uma temporada fraca. Contudo, a equipe de gerenciamento da Ferrari, liderada por Luca di Montezemolo, mudou de ideia e decidiu então que Fernando Alonso era uma aposta melhor a longo prazo. A chegada do Banco Santander como um patrocinador para 2010 também teve peso nesta decisão.

Então, foram iniciadas negociações para o término do contrato de Räikkönen um ano mais cedo do que o previsto. Pelo meu entender, se ele deixar a F1 ele vai receber 17 milhões de euros de compensação, que é a metade dos 34 milhões de euros que ele estava ganhando por ano na Ferrari. Contudo, se ele assinar contrato e pilotar por outro time, ele vai receber apenas 10 milhões de compensação da equipe.

E é por isso que o seu agente, Steve Robertson, tem procurado por um contrato que faça sentido. A oferta da McLaren é divulgada em torno de 6 milhões de euros, semelhante ao montante que está sendo oferecido a Button. Logo, Räikkönen ganharia mais dinheiro sentado em seu sofá na Suíça do que se correr pela McLaren.

Agora, você pode discutir que, tendo ganho mais de 100 milhões de euros nos últimos anos, ele deveria aceitar o inevitável e dirigir um carro potencialmente vencedor no ano que vem, ganhando 16 milhões no processo, que não é de todo um mau retorno. Mas não vai acontecer.

Infelizmente para Räikkönen, os humores entre os times mudaram em termos de gastos. O acordo de restrição de recursos, um contrato legal entre as equipes que as leva a cortarem custos não inclui gastos com salários de pilotos. Mas representa um estado de espírito tanto quanto outros cortes e quando os times devem demitir centenas de pessoas nos próximos anos e cortar os custos para cerca de 50 a 70 milhões de euros, as equipes não se sentem propensas a pagarem tanto por pilotos como antes da crise.

Räikkönen assim passou a ficar atrás de Button na ordem de preferência da McLaren. Button oferece três anos de estabilidade e marketabilidade para a Vodafone. Räikkönen seria algo mais temporário.

A Brawn (Mercedes) não parece interessada, parcialmente por causa do dinheiro, mas também, suspeito eu, por causa das informações que Ross Brawn já obteve sobre as performances de Kimi de seus antigos colegas da Ferrari.

Mas nem tudo é dinheiro. Luca di Montezemolo foi a público diversas vezes criticando Räikkönen por sua falta de comprometimento, inclusive questionando em uma ocasião se era o irmão de Räikkönen que estava dirigindo no lugar do piloto que eles tinham contratado.

A Ferrari nunca sabia de uma corrida para outra se Räikkönen iria aparecer. Esta não é a minha opinião, é o que podemos observar da Ferrari nos últimos anos.

Os próximos dias serão críticos. Se Button assinar com a McLaren, pode ser que a carreira de Räikkönen na F1 está acabada. Mas ele ainda pode tirar um ano de férias e tentar um retorno em 2011.

Ou então ele pode ir para o rali. Pelo que entendo, o Campeonato Mundial de Rali está bastante animado com o prospecto de ter Räikkönen e Valentino Rossi em suas pistas nos próximos anos, o que certamente traria à categoria a atenção que ela precisa.
Fonte: Blog de James Allen
Tradução: Fran

3 comentários:

Anelise disse...

Fran!!!
Amiga muito obrigada pela belíssima tradução (como sempre), quem está roendo as unhas somos nós que coisa, espero que o Kimi assine logo esse contrato não aguento mais.

Icekisses!!

Fran disse...

Nem me fala! Eu tô roendo até os dedos!!! :(
Acho que nunca tive tanto medo como agora...
Icekisses!!

Diego Ribeiro disse...

Oie Anelise, Adorei o Blog, Ta mto legal. mto bom msm. E o Kimi, pra onde vai? depois que a mercedes comprou a Brawn tenho esperanças que ele vai pra lá, mto melhor do que ficar dividindo a Mclaren com o Lewis.

bjoos