18 de novembro de 2009

Räikkönen rejeita a F1 pelo rali

Räikkönen não conseguiu o salário que ele queria da McLaren


O campeão mundial Kimi Räikkönen não vai correr na Fórmula 1 no ano que vem após falhar em conseguir um carro.

O finlandês de 30 anos estava tentando um acerto com a McLaren mas eles não ofereceram a ele o salário que ele queria, disse seu agente David Robertson à BBC Sport.

"Eles não podem pagar por ele," disse Robertson. "Não era do interesse dele correr pelo dinheiro que eles ofereceram então ele vai para o rali."

Robertson disse que ele acreditava que a McLaren já tinha assinado com Jenson Button.

Räikkönen está tentando achar um carro no campeonato mundial de rali, disse Robertson, apesar de não haver nada decidido.

Ele fez sua estreia no mundial de rali em seu país de origem, no Rali da Finlândia no último agosto, postando tempos competitivos antes de seu acidente.

"Ele quer voltar para a F1 em 2011, mas com todo o dinheiro que ele já ganhou ele não quer ficar em um time mediano por dinheiro," disse Robertson.

"O mesmo criterio deste ano seria aplicado - ele só iria para onde ele se sentisse com chances de ganhar o campeonato mundial."

Quando perguntado se a disponibilidade de Button no mercado teria estragado as chances de Räikkönen na McLaren, Robertson disse: "Se não fosse Jenson, eles teriam conseguido outro."

Räikkönen, que venceu o título mundial pela Ferrari em 2007, foi forçado a sair da Ferrari no final desta temporada para abrir espaço para Fernando Alonso, apesar de ainda ter um ano de contrato.

Acredita-se que Räikkonen ganhará uma quantia de aproximadamente 20 milhões de euros para não correr pela Ferrari em 2010, mas ainda assim queria ser pago o que seria uma soma razoável para pilotar por outra equipe.

Robertson não confirma o valor da Ferrari, descrevendo o acerto como "confidencial".

Apesar de ter vencido o Grande Prêmio da Bélgica, a última temporada de Räikkönen com a Ferrari foi uma decepção, com um carro que nunca foi o mais rápido da pista.

Ele disse: "Kimi queria um carro vencedor, apenas a McLaren poderia fornecer isto e ele tinha apenas eles em vista. Ele não queria outro ano como este.

"Mas eles tinham seus problemas com a Mercedes, o Santander e a FIA e de um ponto de vista financeiro eles não são mais o poderio que eram. Eles não podiam paga-lo."

A Mercedes anunciou nesta terça-feira que venderam 40% de suas ações na McLaren e compraram a equipe Brawn.

O banco espanhol Santander será o patrocinador da Ferrari no próximo ano, apesar de reter uma presença menor na McLaren.

E a organização reguladora, a FIA, multou a McLaren em 2007 em 100 milhões de dólares (então 49 milhões de libras) por posse de informações técnicas confidenciais da Ferrari.

Quando perguntado sobre como Räikkönen se sentia após o final temporário de uma carreira na F1 que se iniciou em 2001 e na qual ele venceu 18 grandes prêmios, Robertson disse: "Ele é um desses caras que segue em frente rapidamente - ele simplesmente disse 'agora vamos nos concentrar no rali'.

O relações públicas da McLaren se recusou a comentar as declarações de Robertsons.

Fonte: BBC
Tradução: Fran

Então gente... não sou de comentar, acredito que o nosso dever é reportar, não somos mais do que fãs portanto isso é só uma opinião... mas eu sinceramente não sei mais no que acreditar. Como todos, minha esperança é de que essa história se resolva logo. Gostaria muito que o Kimi continuasse na F1, mas pelo que andei fuçando na internet só mesmo na imprensa brasileira veicula a notícia de que ele teria assinado com a Mercedes, ao contrário do Jenson na McLaren que já está até no site oficial da McLaren. Segundo os Robertsons, agentes do Kimi, e toda a imprensa internacional, não há mais esperança do Kimi na temporada de 2010, e acho que qualquer notícia que venha a desmentir isso tem que ser cuidadosamente analisada.
Mas qualquer que seja a opção do Kimi... fica aqui a nossa torcida e a nossa certeza de que ele sabe o que está fazendo.

1 comentário:

Anelise disse...

Só espero que o Kimi assine logo e mais nada.

Fran! Amiga nem preciso falar belíssima tradução, muito obrigada.

Go Kimi!!!!!!!