19 de novembro de 2009

Exclusivo Q&A com Kimi Räikkönen - Quero vencer outro título



Por meses tem sido apenas uma opção. Agora parece que vai se tornar uma realidade. Kimi Räikkönen vai tirar um ano de férias da Fórmula 1 em 2010, para preencher o espaço de um carro competitivo para outro - ou assim ele espera. Alguns temem que o recente Grande Prêmio de Abu Dhabi possa ter sido a última corrida do finlandês, e isso seria uma pena - vendo a grande figura que deixaria o paddock sem mais nem menos. Mas quem sabe, o 'Iceman' normalmente tem fama de surpreender...

Q: Kimi, soubemos ontem que você está pensando em tirar um ano de férias da Fórmula 1. Qual é a situação atual?
Kimi Räikkönen: Sim, parece ser o caso. Não consegui um acerto com a McLaren, então decidi tirar um ano de férias.

Q: Você sempre disse que a sua permanência na Fórmula 1 dependia em encontrar um carro competitivo. Podemos dizer que você acha que isso não será possível para 2010?
KR: Sim. Eu achava que a McLaren me oferecia a melhor oportunidade de vencer corridas e disputar o título mundial e se isso não fosse possível o intervalo de um ano seria o resultado. E para ser sincero, só vou retornar em 2011 se um carro competitivo estiver disponível.

Q: O que você vai fazer neste ano de férias? Rali? Descobrir novos talentos dentro de você?
KR: Ainda não sei. Vou ver quais as chances de competir no rali. E de novo, naturalmente quero pilotar um carro competitivo. Senão, vou passar mais tempo com minha família e amigos.

Q: E quais as suas chances de voltar em 2011? Se você partir agora não vai ser o final da sua carreira na Fórmula 1? Você está pronto para isso?
KR: Como eu disse, só vou retornar em 2011 se puder pilotar um carro competitivo. Não quero pilotar para fazer números. Isso não me interessa. Mas ainda há muito tempo até lá, então vamos esperar e ver o que acontece nos próximos meses.

Q: O caminho para a McLaren está bloqueado agora que eles assinaram com Jenson Button. O que terminou suas negociações com eles?
KR: Meus agentes tiveram muitos encontros com a McLaren. Infelizmente, alguns tópicos não puderam ser resolvidos. Sabíamos nos últimos três ou quatro dias que seria muito improvável chegar a um acordo. Agora sabemos que é definitivo.

Q: E o que você acha de ir para o recém formado time Mercedes GP? Você tem alguns sentimentos em relação a isso?
KR: Não. Não tive nenhuma conversa com a Brawn. Eu acredito que eles vão optar por dois pilotos alemães neste ano agora que a Mercedes está envolvida.

Q: Houve muita especulação sobre o quanto o salário teria pesado na mudança de Button para a McLaren - e muitas reportagens sugerindo que a equipe não estava disposta a pagar o que você exigia. Qual é a sua posição sobre isso?
KR: Eu acredito que um bom piloto pode fazer uma diferença maior hoje em dia. se você notar o quanto todos os pilotos do grid estiveram próximos neste ano, se um piloto puder fazer uma volta dois décimos mais rápida isso vai significar muitas posições no grid. Esta pode ser facilmente a diferença entre vencer e perder.

Q: 2009 foi sua nona temporada na Fórmula 1. Você já conseguiu tudo o que queria? Seu sucessor na Ferrari, Fernando Alonso, disse que depois da Ferrari ele vai terminar sua carreira, porque qualquer outro time depois da Ferrari seria um passo para trás. Então você poderia sair de cabeça erguida...
KR: Eu conquistei meu sonho de vencer o campeonato mundial de pilotos. Eu gostaria de vencer outro campeonato, mas só posso fazer isso se tiver um carro competitivo. É simples assim.

Q: O quanto existe uma cabeça movida a gasolina dentro de Kimi Räikkönen?
KR: Eu curti o meu tempo na Fórmula 1 e ainda tenho ambições. Nas circunstâncias certas eu quero muito retornar. A porta está aberta. Vamos ver o que o futuro vai trazer.

Fonte: Formula1.com
Tradução: Fran

3 comentários:

Anelise disse...

Grazie infinite!!!!!!!

Arleth Dantas disse...

Valeu gurias, me economizou um bom tempo.heheh

Anelise disse...

Eu sei guria, hehehehehe!!!!!!!!