25 de novembro de 2009

Hirvonen: Räikkönen precisaria de tempo


O segundo colocado no mundial de rali, Mikko Hirvonen, duvida que Kimi Räikkönen seria um sucesso imediato se mudasse para o WRC no ano que vem.

Räikkönen está planejando tirar um ano sabático da Fórmula 1 por pelo menos uma temporada após o fim de suas negociações com a McLaren pela vaga para 2010.

O finlandês tem se mostrado interessado no rali há tempos e deu a entender que seria seu próximo passo depois da F1. Ele disputou o Rali da Finlândia neste ano em um carro Super 2000 e mostrou um ritmo impressionante antes de seu acidente.

Mas o compatriota de Räikkönen, Hirvonen, acha que os anos de prática nas etapas e em tomar notas e dirigir dá aos pilotos uma grande vantagem.

"Kimi é rápido e não tem problemas com a direção," Hirvonen disse ao website finlandês Sportti.com. "Mas a preparação para dirigir com notas sobre o ritmo é um caso difícil para ele.

"Nós, pilotos do WRC temos muito mais experiência, e quase todos os ralis serão desconhecidos para Kimi no início. É difícil imaginar que Kimi possa ter sucesso, pelo menos em sua primeira temporada."

O agente de Hirvonen, Timo Jouhki, que também trouxe Juha Kankkunen, Tommi Makinen, Toni Gardemeister e Jari-Matti Laitvala ao nível máximo do rali, concorda que Räikkönen precisaria de tempo para alcança-los.

"Kimi é um piloto realmente talentoso. Não há outro piloto de F1 que tenha pilotado em um rali com seu nível," disse Jouhki. "Porém, o rali requer tanta experiência que eu basicamente não consigo ve-lo com alguma chance no primeiro ano. O rali é um esporte difícil e a experiência conta."

Apesar de suspeitar que ele teria dificuldades inicialmente, Hirvonen calcula que as chances de Räikkönen estar na próxima temporada do WRC são altas.

"Aquele cara não me surpreende em nada," disse Hirvonen. "Eu não me surpreenderia se Kimi tirasse um ano de folga, e fizesse uns cinco ralis do campeonato, ou mesmo se ele participasse de toda a temporada."

Enquanto o arquirival de Hirvonen, Sebastian Loeb, já testou carros da Fórmula 1 e da GP2, e correu nas 24 horas de Le Mans, o piloto da Ford não tem intenções de tentar corridas de circuitos.

"Não tenho o interesse em correr em circuitos," disse Hirvonen. "Talvez eu gostaria de pilotar em um rali histórico ou em um rali longo - por exemplo, o Londres-México. Isso seria interessante. Talvez eu pudesse fazer rali cross.

"Mas as séries em pistas, como a DTM ou WTCC, não me inspiram."


Fonte: Autosport
Tradução: Fran

Sem comentários: