13 de novembro de 2009

Estatísticas curiosas

A revista francesa Sport Auto compilou estatísticas curiosas sobre a atual temporada da Fórmula 1. Reproduzo algumas, bem interessantes.

A Brawn venceu sua corrida de estréia na Fórmula 1. Situação semelhante não acontecia desde o GP da Argentina de 1977, com a Wolf. Na Malásia, a Brawn se tornou a primeira equipe da história a ganhar as suas duas primeiras corridas. A Brawn também fez a pole nas suas duas primeiras corridas. A última estreante a fazer uma pole em sua primeira corrida foi a March, no GP da África do Sul de 1970. A Brawn ainda foi a primeira equipe a conquistar os dois títulos (pilotos e construtores) na sua primeira temporada.

A Brawn e a Red Bull ganharam suas primeiras corridas e fizeram suas primeiras poles. A Force Índia fez sua primeira pole e seu primeiro pódio. Entre os pilotos, Mark Weber foi o único a conquistar a primeira vitória e a primeira pole. Nenhum piloto obteve seu primeiro pódio.

Sebastien Buemi foi o único estreante no início da temporada, situação que não acontecia desde 1995, Ele foi seguido depois, já com a temporada em andamento, por Jaime Alguersuari, Romain Grosjean e Kamui Kobayashi. Apenas Buemi e Kobayashi marcaram pontos.

Na Hungria, Alguersuari se tornou o mais jovem piloto da história da Fórmula 1, com 19 anos, 4 meses e 3 dias, superando Mike Tackwell, que estreou em 1980 com 19 anos, 5 meses e 29 dias.

Um único piloto conseguiu a pole com o carro mais pesado no Q3: Sebastien Vettel, em Silverstone.

Antes desta temporada, Lewis Hamilton jamais disputara três corridas consecutivas sem um pódio. Este ano, ficou nove corridas seguidas sem chegar no pódio. Ele também jamais disputara quatro corridas seguidas sem marcar pontos, o que aconteceu este ano entre Espanha e Alemanha.

A Mercedes conquistou poles com as três equipes para as quais forneceu motores este ano: Brawn, McLaren e Force Índia. Desde 1981 que isso não acontecia. Naquele ano, Williams, Brabham e Arrows fizeram o mesmo com Ford-Cosworth.

Jenson Button venceu quatro corridas consecutivas, o que não acontecia desde 2006. Somente 11 pilotos conseguiram isso na carreira.

Os dois pilotos que marcaram mais poles - Jenson Button e Sebastien Vettel - terminaram a temporada com quatro poles cada. Isso não acontecia desde 1983, quando René Arnoux e Patrick Tambay também obtiveram quatro poles cada.

Foi a quinta vez na história da F1 que dois campeões do mundo sucessivos são diferentes mas da mesma nacionalidade.

Seis equipes fizeram poles este ano, o que não acontecia desde 2005. Da Turquia à Bélgica, as seis corridas tiveram seis vencedores diferentes. Isso não acontecia desde 1999/2000.

Jenson Button pontuou 16 vezes este ano. Foi a sétima vez na história que um piloto pontua em tantas corridas em uma só temporada. A última vez que isso aconteceu foi com Fernando Alonso em 2007.

Jenson Button conquistou o título em sua 10ª temporada, assim como Mario Andretti. Apenas Nigel Mansell levou mais tempo para ser campeão, em sua 13ª temporada.

Nick Heidfeld igualou esse ano um recorde pouco glorioso, o de maior número de pódios (12) sem uma vitória sequer. Ele se juntou a Stefan Johansson na "façanha".

A Ferrari não conquistou uma única pole esse ano, o que não acontecia desde 1993.

Os dois últimos campeões tinham o número 22. Antes deles, pilotos com esses números só tinham ganho três corridas, na Espanha, em 1951; França, em 1954, e Inglaterra, em 1968. Button e Hamilton compartilham ainda a mesma nacionalidade e o fato de serem campeões com motores Mercedes e de chegarem ao título com um quinto lugar.

Ao conquistar o título de construtores, a Brawn encerrou uma série de 30 temporadas dominadas por somente quatro equipes: Ferrari, McLaren, Williams e Benetton/Renault.

Ao abandonar em Cingapura, Nick Heidfeld pôs fim a uma série de 41 corridas em que sempre chegou ao fim. É um recorde na Fórmula 1.

Mark Weber conseguiu a primeira vitória em seu 130º grande prêmio, e Jarno Trulli assinalou sua primeira melhor volta em corrida no seu 203º GP. Antes deles, nenhum piloto levou tanto tempo para obter tais conquistas.

Em Suzuka, Rubens Barrichello se tornou o quarto piloto da história a ultrapassar a barreira dos 600 pontos marcados, depois de Michael Schumacher, Alain Prost e Ayrton Senna.

Fonte: Speedblog

Sem comentários: