7 de novembro de 2009

Hamilton: "Melhorei como homem e como piloto"



Britânico relembra principais momentos do ano e se diz ansioso para 2010
Lewis Hamilton, da McLaren, viveu situações bastante extremas em 2009: após um péssimo início de temporada, com um carro mal-nascido e a polêmica do "Liargate", no GP da Austrália _quando mentiu para os comissários da FIA a respeito de uma disputa por posição com Jarno Trulli_, o inglês deu a volta por cima, conquistou duas vitórias e encerrou o ano apenas atrás dos pilotos da Brawn e da Red Bull.

Para o campeão de 2008, a temporada recém-encerrada serviu para fazê-lo evoluir "como homem e como piloto". Em seu site oficial, Hamilton fez um resumo de seu ano e, mais uma vez, mostrou ansiedade para voltar às pistas em 2010.

"Aprendi muito sofre esforço, dedicação e motivação. São coisas que você usa quando está na frente, mas que significam muito mais quando você luta na parte de trás", disse.

"Cresci como homem e como piloto. Enfrentei obstáculos maiores neste ano do que em minhas duas temporadas anteriores. Acho que sei lidar com as coisas melhor do que eu sabia há um ano atrás."

"Também acho que somos um grupo muito mais próximo, agora. Nos conhecemos uns aos outros por mais uma temporada, e os laços físicos entre todos nós estão muito mais estreitos", prosseguiu. "Já passamos muito tempo juntos e conhecemos melhor uns aos outros. Isso é algo que eu realmente aprecio, e acho que fará de nós uma equipe mais combativa na próxima temporada."

Para ser honesto, estou pronto para correr novamente na próxima semana. No momento, acho que posso dizer que, seguramente, estou mais apaixonado do que nunca pela F-1, e mal posso esperar para voltar lá de novo."

"A primeira dificuldade que enfrentamos neste ano foi durante os testes de pré-temporada. Sabíamos que o carro não era o mais rápido, mas, nos testes de Barcelona, ficou muito claro para nós que estávamos lutando e simplesmente não tínhamos o mesmo ritmo do pelotão da frente."

"Lembro-me de telefonar para Ron Dennis e Martin Whitmarsh [chefes da equipe] e explicar-lhes que tínhamos muito trabalho pela frente se quiséssemos transformar o MP4-24 em um carro vencedor."

"Esta foi uma decisão difícil, mas Ron e Martin me deram total apoio e nós realmente começamos a olhar imediatamente para um plano de recuperação. Não houve espera. Então, o que foi uma experiência difícil no começo realmente se transformou em algo positivo."

Lewis também relembrou um dos momentos mais traumáticos de sua curta carreira: a mentira aos comissários da FIA após o GP da Austrália e a consequente retratação pública na etapa seguinte, em Sepang, na Malásia. O episódio gerou bastante constrangimento ao inglês.

"Outro momento difícil aconteceu não muito tempo depois, em Melbourne e na Malásia. Aquele foi um momento difícil para mim, pessoalmente, mas acredito firmemente que usei esta experiência para crescer como pessoa e me tornar mais forte com isso."

"Estou realmente convicto de que cada experiência que você vive, até mesmo as más, ajudam você a definir e construir sua personalidade. Você não pode mudar o passado, mas pode definitivamente aprender com ele", concluiu.
Fonte: Tazio


Sem comentários: