Sebastian Vettel se tornou o piloto mais jovem da história a ser bicampeão da Fórmula 1
Precisando de apenas um ponto no início da corrida, Sebastian Vettel terminou em terceiro no Grande Prêmio do Japão, na madrugada deste domingo, e conquistou o bicampeonato do Mundial de Fórmula 1, com quatro corridas de antecipação. O inglês Jenson Button, único piloto que poderia estragar a festa do alemão, venceu a prova, que teve Fernando Alonso, da Ferrari, completando o pódio.
Com o triunfo deste domingo, Vettel consolidou sua total hegemonia na temporada, chegando aos 324 pontos, entre 375 possíveis, e, aos 24 anos, se tornou o piloto mais jovem da história a faturar dois títulos da categoria. Além disso, o alemão ficou com 12 das 15 poles disputadas no ano.
A corrida não foi boa para os três brasileiros que participaram da prova. Felipe Massa, que largou na quarta colocação, chegou a figurar entre os primeiros e até assumir a liderança em momento de paradas, mas caiu de rendimento e cruzou a linha de chegada apenas em sétimo.
Bruno Senna e Rubens Barrichello amargaram resultados ainda piores. O sobrinho do tricampeão mundial Ayrton largou em oitavo, mas fez uma corrida irregular e terminou oito postos atrás de onde começou e exatamente à frente de Rubinho, 17º.
O título antecipado de Vettel coloca foco da disputa para o segundo lugar do Mundial, que tem Jenson Button como atual detentor do posto, com 210 pontos, seguido por Alonso, que possui 202. A próxima etapa da Fórmula 1 é o GP da Coreia do Sul, que acontece no próximo final de semana, dia 16 de outubro.
A prova
Logo na largada da prova, Vettel demonstrou que chegou ao GP do Japão para brigar por mais uma vitória. Ameaçado por Button, ele jogou o carro para cima do inglês para se defender e viu Lewis Hamilton aproveitar a briga para assumir a segunda colocação.
Felipe Massa sustentou a quarta colocação, mas resistiu pouco tempo ao bom ritmo de corrida de seu companheiro Fernando Alonso e foi ultrapassado na sexta volta. Após deixar o brasileiro para trás, o espanhol abriu vantagem com tranquilidade.
Com problemas em seus pneus, Hamilton perdeu a segunda colocação para Button e logo foi para os boxes, na nona volta. Ele foi o primeiro piloto do pelotão de elite a fazer o pit stop. Vettel parou pouco em seguida, na décima volta, e voltou à pista na sexta posição. Duas voltas depois, ele já estava novamente na ponta.
O alemão foi o primeiro a voltar aos boxes para a segunda troca de pneus, na 20ª volta, retornando à pista na quinta colocação. Button parou logo na volta seguinte e contou com o bom trabalho da McLaren para ganhar a posição de Vettel.
Na briga pela quinta colocação, Massa tentou ultrapassar Hamilton, que jogou o carro para cima do brasileiro, provocando um toque entre os dois pilotos, poucos segundos antes do britânico ir ao pit stop.
O safety car entrou na pista na 25ª volta, para os fiscais de prova retirarem o pedaço do carro de Massa que ficou na pista após o toque com Hamilton. Na relargada, Button conseguiu defender a posição e seguiu em primeiro.
Vettel parou novamente na 34ª volta e retornou à pista com pneus médios para ir até o fim da prova. Na troca de compostos, o alemão também perdeu a posição para Fernando Alonso.
O piloto da Red Bull até tentou ganhar a segunda colocação novamente, mas com dificuldades conformou-se com a terceira posição, mais do que o suficiente para conquistar o bicampeonato do Mundial de Fórmula 1.
Veja a classificação final do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1:
1º Jenson Button (ING/McLaren) 1h30:53.427
2º Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 1.160
3º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) + 2.006
4º Mark Webber (AUS/Red Bull) + 8.071
5º Lewis Hamilton (ING/McLaren) + 24.268
6º Michael Schumacher (ALE/Mercedes) + 27.120
7º Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 28.240
8º Sergio Pérez (MEX/Sauber) + 39.377
9º Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault) + 42.607
10º Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 44.322
11º Adrian Sutil (ALE/Force India) + 54.447
12º Paul di Resta (ESC/Force India) + 1:02.326
13º Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) + 1:03.705
14º Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1:04.194
15º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) + 1:06.623
16º Bruno Senna (BRA/Lotus Renault) + 1:12.628
17º Rubens Barrichello (BRA/Williams) + 1:14.191
18º Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus) + 1:27.824
19º Jarno Trulli (ITA/Team Lotus) + 1:36.140
20º Timo Glock (ALE/MVirgin) + 2 laps
21º Jérôme D'Ambrosio (BEL/Virgin) + 2 laps
22º Daniel Ricciardo (AUS/Hispania) + 2 laps
23º Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) + 2 laps
Fonte: Terra
9 de outubro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário