11 de setembro de 2011

Senna pontua pela primeira vez na F1 e fala em "estratégia agressiva"

Bruno Senna terminou uma prova de F1 pela primeira vez na zona de pontuação. O piloto da Renault revelou "estratégia agressiva" nas trocas de pneus. Vitaly Petrov, por sua vez, se envolveu em acidente na primeira volta e abandonou a corrida deste domingo

Bruno Senna conquistou seus primeiros pontos na F1 ao terminar o GP da Itália deste domingo (11) na nona colocação, após largar em décimo. O brasileiro, que não pontuou em sua passagem pela Hispania em 2010, tornou-se titular da Renault em Spa-Francorchamps, substituindo Nick Heidfeld. Na Bélgica, foi o 13º colocado.

"A gente foi para uma estratégia agressiva, usou três jogos de pneus macios”, explicou Senna, que optou por largar com compostos médios. “Era arriscado, mas conseguimos fazer funcionar”, avaliou. Bruno entrou nos boxes para colocar pneus macios logo na terceira volta, após perder várias posições por causa da confusão gerada pelo acidente na primeira volta causado por Vitantonio Liuzzi.

Senna, que chegou a ficar na 18ª posição, procurou então fazer uma corrida de recuperação. “Eu estava no lugar errado e na hora errada, fui lá para trás e perdi todo o trabalho que tinha feito na classificação”, lastimou. “Mas hoje foi muito legal, fiz muitas ultrapassagens, também cometi alguns erros que aprendi com”, continuou. “Não foi fácil, foi bem difícil. A corrida é longa, então não adianta ir para cima no começo com muito vigor”, explicou o piloto.

Já o companheiro de equipe de Senna, Vitaly Petrov, não ficou nada satisfeito com o resultado em Monza. O russo foi um dos atingidos por Liuzzi na primeira volta e foi forçado a encerrar prematuramente sua participação na corrida deste domingo.

“Naturalmente, estou muito desapontado com o que aconteceu hoje. Fiz uma largada razoável e, quando estava indo em direção à primeira chicane, a Hispania de Vitantonio veio do nada e me atingiu com força, o que pôs um fim à minha corrida”, lamentou Petrov. “Não há nada que eu podia ter feito para evitar isso”, continuou, frustrado.

Por causa do acidente, que também tirou Nico Rosberg da prova, Liuzzi foi punido e vai perder cinco posições no grid de largada da próxima corrida, em Cingapura. “Estou feliz por não ter me machucado, o impacto foi muito forte e poderia ter acontecido um acidente mais sério”, comentou o piloto. “Desde Spa nos esforçamos muito para melhorar o carro, é uma pena que o trabalho não tenha se traduzido em pontos. Faz parte da corrida, mas acredito que poderíamos ter assegurado um bom resultado”, concluiu.


Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: