11 de setembro de 2011

Alonso admite que teria perdido pódio se corrida durasse mais

Após ótima largada, Fernando Alonso terminou o GP da Itália na terceira colocação, atrás de Sebastian Vettel e Jenson Button. "Um grande feito", afirmou o espanhol, que acredita que Lewis Hamilton o teria ultrapassado caso a corrida tivesse mais voltas

Fernando Alonso foi o destaque da largada do GP da Itália deste domingo (11). O espanhol, que largou em quarto, pulou para primeiro logo nos primeiros metros do circuito de Monza, antes da grande confusão iniciada por Vitantonio Liuzzi, que rodou e atingiu Nico Rosberg e Vitaly Petrov.

Com o safety-car na pista, Alonso foi o responsável por ditar o ritmo do pelotão. No entanto, o piloto da Ferrari não foi capaz de manter a dianteira após o reinício da corrida e logo perdeu a posição para Sebastian Vettel, da Red Bull, que chegou a colocar duas rodas fora da pista para conseguir passar à frente do rival.

O ferrarista acabou sendo ultrapassado também por Jenson Button, da McLaren. O inglês se aproveitou da perda de rendimento que Alonso enfrentou após trocar os pneus de sua 150º Italia pelos compostos médios. Em terceiro, Alonso completou o pódio no circuito que é considerado a casa de sua equipe.

“Parabéns a todo o time”, afirmou o piloto. “Foi uma prova bastante disputada e estressante, mas fizemos o melhor trabalho possível”, avaliou. “É um grande feito termos chegado ao pódio”, concluiu Alonso, que agora ocupa a segunda posição no campeonato de pilotos, com 172 pontos. O bicampeão mundial está a 112 pontos do atual líder Vettel.

Quanto à batalha pela liderança com o piloto da Red Bull, Alonso admitiu ter sido agressivo na defesa pela posição. “Não temos nada a perder ao duelar com Sebastian”, apontou. “Ele está liderando o campeonato com uma vantagem de 100 pontos, então quando nos defendemos dele temos que ser mais agressivos”, explicou.

“Fizemos boas largadas nas últimas corridas, mas é muito difícil ultrapassar quando se começa em quinto ou sexto”, ressaltou Alonso, quando perguntado sobre seu bom desempenho nos segundos iniciais do GP da Itália. “Sabíamos que aqui em Monza todos os carros estariam mais ou menos no mesmo ritmo e que havia espaço para ultrapassagens nas primeiras curvas”, completou.

Por outro lado, o espanhol ressaltou que sabia que seria difícil manter a ponta e até um lugar no pódio até o final da corrida. “Se a corrida tivesse mais uma ou duas voltas, provavelmente teríamos perdido o pódio”, disse. “Tivemos sorte que Michael Schumacher e Lewis Hamilton batalharam por tanto tempo. Lewis acabou perdendo 20, 30 segundos nas primeiras voltas, então tive que administrar essa vantagem”, concluiu.


Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: