20 de setembro de 2011

Hamilton defende estilo agressivo e diz se inspirar em ídolos do passado

Lewis Hamilton afirmou que arriscar um pouco mais na pilotagem é o que faz um piloto ser rápido de outro considerado não tão bom. O inglês também disse que não pretende mudar o estilo

Lewis Hamilton tem sido bastante criticado ao longo da temporada 2011 da F1 por ter se envolvido em uma série de incidentes devido ao estilo agressivo de pilotagem. O inglês, por sua vez, se defendeu ao afirmar que arriscar um pouco mais na condução do carro é o que faz um piloto ser rápido. Além disso, o campeão do mundo de 2008 disse que a inspiração para a pilotagem vem dos competidores do passado da F1.

“Eu acho que os pilotos das antigas corriam mais riscos, eles viviam mais intensamente. Eu adoraria ter vivido nessa época. Eu não sei por que sou assim, mas eu sempre fui desse jeito, sempre do lado mais arriscado. Não que eu coloque os outros em perigo, mas eu estou disposto a arriscar um pouco mais”, declarou o piloto à agência ‘Reuters’.

“Eu acho que a diferença de correr mais riscos é o que separa os pilotos rápidos daqueles que não são tão bons. Você vê que geralmente pilotos mais experientes têm família e podem perder um pouco mais”, acrescentou o piloto da McLaren, afirmando que os atletas ficam mais cautelosos conforme o tempo passa.

Hamilton, aliás, contou que David Coulthard justificou o comportamento mais tranquilo na pista por ter se tornado pai. O atual piloto da McLaren, por outro lado, disse que ainda não tem esse tipo de preocupação.

“David Coulthard me disse uma vez, quando eu era criança, que não arriscava muito porque queria ter certeza de poder ver o filho no dia seguinte. Então ele estava disposto a arriscar menos, então isso é natural. Eu ainda sou jovem, não estou nessa posição e não posso dizer se algo vai mudar quando eu tiver uma família. Ainda falta muito tempo para isso”, comentou.

O britânico rechaçou, ainda, qualquer comparação a Marco Simoncelli, piloto da MotoGP, que ficou famoso em 2011 por conseguir bons resultados em uma equipe satélite ao mesmo tempo em que se envolveu em uma série de acidentes. “Ele é claramente um piloto talentoso para ter chegado aonde está. E ele está lá por pilotar desse jeito, mas eu acho que no esporte a motor tem um fina linha entre ser muito perigoso e colocar a vida de outras pessoas em risco”, disse.

“Esse é um esporte em que você nunca tentar ultrapassar essa linha, mas nós estamos correndo lado a lado a 250 km/h, então algo vai acontecer. As batidas acontecem o tempo todo e algumas pessoas podem se machucar de alguma forma”, continuou o inglês.

Lewis disse, também, que nem todos os pilotos que o criticam são necessariamente bem comportados na pista.“Eu tenho alguns comentários sobre os pilotos que estão me chamando de agressivo, mas repito que é só achar o equilíbrio. Eu não estou aqui para arruinar a corrida de alguém, eu só estou tentando vencê-los e essa é a melhor maneira de se fazer isso”, defendeu-se.

Por fim, o piloto da McLaren argumentou que não pretende mudar o estilo agressivo, embora algumas vezes acabe reconhecendo que tenha passado dos limites. “Se eu estivesse sendo muito agressivo e batesse em alguém, como foi em Mônaco, por exemplo, eu pensaria que estão certos e eu precisasse ser um pouco mais cauteloso, mas eu não iria mudar minha pilotagem completamente, pois essa é a minha vida e eu sou assim”, encerrou.

A má-fase de Hamilton começou logo na segunda etapa do ano, na Malásia, quando se envolveu em um acidente com Fernando Alonso e recebeu uma punição de 20s acrescidos no tempo final. Depois, em Mônaco, o inglês foi punido tanto por ter se acidentado com Felipe Massa quanto por ter empurrado Pastor Maldonado para fora da pista. Ainda no Principado, o piloto da McLaren se envolveu em um grande acidente ao frear para evitar um toque em Trulli, mas sendo atingido por Jaime Alguersuari.

No GP do Canadá, Hamilton tocou no companheiro de equipe, Jenson Button, e foi forçado a abandonar com a suspensão quebrada. Em Hungaroring, o piloto recebeu um novo drive-through por conta de um incidente com Paul Di Resta, além de ter terminado o GP da Bélgica acertando Kamui Kobayashi.


Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: