9 de setembro de 2011

Por ausência na Austrália, Räikkönen é excluído da classificação do WRC

Kimi Räikkönen, e sua equipe, a Ice Racing 1, foram excluídos da classificação de 2011 do WRC por conta da ausência não comunicada do Rali da Austrália. Dessa forma, o nórdico perde os 34 pontos somados, mas ainda assim, pode seguir disputando o Mundial

Kimi Räikkönen foi excluído da classificação de sua segunda temporada como piloto do WRC. O finlandês, campeão mundial de F1 em 2007, foi punido por ter se ausentado do Rali da Austrália, décima etapa do campeonato, que está sendo disputado neste fim de semana em Coffs Harbour. Após reunião entre os comissários da prova, ficou decidido que o nórdico violou o regulamento esportivo do WRC, e por isso, terá de pagar uma multa de € 16.200. Mais do que isso, Räikkönen também perde os 34 pontos somados em 2011.

A equipe de Kimi, a Ice 1 Racing, também foi punida com a exclusão da classificação do campeonato. Por estar classificada como equipe da divisão principal do WRC, a Ice 1 tem de informar à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) no início da temporada quais são os ralis que serão disputados ao longo da temporada. Kimi ficou de fora das etapas do México, Argentina e Itália, o que fora avisado com antecedência.

No entanto, a ausência do Rali da Austrália não foi prevista, mas nem o time ou mesmo Kimi avisaram à FIA, violando assim o regulamento esportivo da entidade, que aplicou a punição tanto ao piloto quanto à sua equipe, que conta com o Citroën DS3 de número 8.

“Levando em consideração as disposições do Regulamento Esportivo do FIA WRC em 2011, e especificamente no artigo 7.3.8, os comissários decidiram exigir que a equipe Ice 1 Racing pague a inscrição para o Rali da Austrália de 2011, pagando à FIA multa equivalente ao valor da sua taxa de inscrição, sendo € 16 mil para excluir a Ice 1 da classificação do campeonato”, disse o comunicado escrito pelos comissários da prova.

Apesar da exclusão, Räikkönen poderá voltar ao Mundial para disputar as últimas três etapas do ano (França, Espanha e Grã-Bretanha). Entretanto, o finlandês não poderá mais somar pontos na classificação final do WRC.

De acordo com o site da revista britânica ‘Autosport’, o chefe de equipe da Citroën, Benoit Nogier, aceitou a punição sofrida por Räikkönen na Austrália.


Fonte: Grande Prêmio

Sem comentários: